casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Subprodutos do exercício aeróbico

De acordo com o American Sports Medicine Institute, o exercício aeróbico inclui atividades que são feitas continuamente por pelo menos 15 a 20 minutos e em uma intensidade de 70 a 90 por cento de sua freqüência cardíaca máxima. Isso inclui exercícios como jogging, natação e ciclismo. O processo de energia que ocorre durante o exercício aeróbico para fornecer seu corpo com o combustível de que necessita também cria um par de subprodutos.

Processo energético durante o exercício aeróbico

Para o seu corpo participar de atividades aeróbicas, deve eficientemente fornecer seus tecidos de trabalho com oxigênio. O oxigênio é um componente essencial durante o processo em que seu corpo converte gordura e glicose, que você recebeu ao ingerir alimentos, em uma fonte de energia utilizável que os tecidos podem usar. Essa fonte de energia utilizável é denominada trifosfato de adenosina, ou ATP. Ao longo do processo de criação do ATP, o seu corpo também cria alguns subprodutos, dos quais ele deve efetivamente se livrar para manter o processo em andamento.

Subprodutos

Os dois subprodutos criados durante o processo de energia de atividades aeróbicas são dióxido de carbono e água. Três produtos são criados durante a conversão de ATP, incluindo Acetil-CoA, que é uma forma de ácido acético, bem como água e dióxido de carbono. O Acetyll-CoA prossegue para finalizar a conversão do ATP, mas a água e o dióxido de carbono não fornecem nenhuma função adicional.

Livrando-se de subprodutos

Tanto as moléculas de água quanto de dióxido de carbono entram no seu sangue corrente. A água permanece e aumenta o volume de sangue. As moléculas de dióxido de carbono, no entanto, eventualmente chegam até seus pulmões e são expelidas de seu corpo quando você expira. Assim como a sua eficácia em respirar oxigênio e entregá-lo aos tecidos causa um impacto significativo em seu desempenho atlético, o mesmo acontece com a sua capacidade de eliminar o dióxido de carbono e a água do local de conversão do ATP. À medida que você participa consistentemente de atividades aeróbicas, seu corpo se torna mais eficiente em se livrar dos subprodutos.

Considerações

Se você aumentar sua intensidade de exercício para um nível em que seu coração esteja batendo mais rápido que 90 Por cento de sua freqüência cardíaca máxima, seu sistema aeróbico não será mais capaz de acompanhar a demanda de energia de seus tecidos. Portanto, começará o processo de respiração anaeróbica para obter seus tecidos o ATP que eles precisam mais rapidamente. O sistema anaeróbico é significativamente mais rápido que o sistema aeróbico porque não requer a presença de oxigênio, mas tem uma limitação na quantidade de ATP que pode criar.

, , ] ]