casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quanta água você bebe para diluir seu sistema?

Você provavelmente já ouviu falar que é importante beber bastante água - cerca de oito a dez copos por dia - para manter uma boa saúde. A água é uma das necessidades básicas da vida, constituindo aproximadamente 60% do corpo humano. Pode ser surpreendente, então, aprender que é possível beber muita água, diluir seu sistema e levar a uma condição perigosa chamada hiponatremia.

O papel da água no corpo

A água, quando ingerida em a quantidade adequada, ajuda a quebrar vitaminas e nutrientes para que suas células possam usá-las efetivamente. Além disso, remove resíduos e toxinas, amortece articulações e tecidos e desempenha um papel na regulação da temperatura corporal. Mas muita água pode estressar os principais órgãos e desequilibrar os eletrólitos do corpo, como sódio e potássio. Esta condição é referida como intoxicação por água.

Intoxicação por Água e Hiponatremia

A intoxicação por água e a hiponatremia andam de mãos dadas; na verdade, os termos são às vezes usados ​​como sinônimos. A intoxicação por água ocorre quando o corpo absorve uma grande quantidade de água em pouco tempo, sem excretá-la. O coração e os rins devem trabalhar muito para tentar administrar o excesso de água na circulação, e os tecidos do pulmão podem se encher de água. A intoxicação por água logo resulta em um desequilíbrio entre a quantidade de líquido e a quantidade de sódio na corrente sanguínea, uma situação conhecida como hiponatremia. Considera-se que um indivíduo tem hiponatremia quando os níveis séricos de sódio caem abaixo de 135 mili Equivalentes (mEq) por litro de sangue; por comparação, um intervalo normal é de 136 a 142 mEq.

Sintomas

Os sintomas dos estágios iniciais da intoxicação por água incluem náuseas, vômitos, desorientação e confusão. À medida que os níveis de sódio diminuem e a condição progride, o indivíduo pode apresentar cãibras musculares, cansaço e convulsões. Ele pode ter dificuldade para respirar, devido ao fluido em seus pulmões. Para compensar o fluido extra, as células sanguíneas tentarão absorver um pouco da água, fazendo com que elas inchem, às vezes a ponto de explodir. Quando esse inchaço ocorre no cérebro, o resultado pode ser coma e morte. Tratamento O tratamento envolve impedir a pessoa de ingerir mais água e a hospitalização para que o sódio possa ser administrado através de um gotejamento intravenoso. O resultado depende da rapidez com que a pessoa é capaz de procurar assistência médica.

Diretrizes Gerais de Hidratação

A intoxicação por água não é comum e não pode resultar de beber uma quantidade adequada de água para repor os fluidos perdidos do seu corpo. A intoxicação por água é mais provável em bebês que recebem muita água para beber, e em corredores de maratona que ultrapassam seus limites físicos e podem consumir muita água. É importante consultar o seu médico para descobrir quanta água você deve beber, com base em fatores individuais, como sua idade e saúde geral. Adultos saudáveis ​​que estão bebendo bastante água raramente têm sede e produzem urina de cor clara ou clara, em vez de amarelo escuro, provavelmente obtendo a quantidade certa de hidratação.