casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos nocivos do benzeno

Em toda a probabilidade, você encontrará o benzeno químico hoje. Está presente no ar em grande parte como poluente de fabricação e escape de veículos motorizados. Muitos processos de fabricação envolvem o benzeno, incluindo os detergentes de produção, medicamentos, tecidos sintéticos e corantes. A fumaça do cigarro também contém benzeno. Além de poluir o ar, o benzeno também pode contaminar o suprimento de água e o solo. O benzeno entra no corpo através da inalação dos vapores, absorção através da pele ou ingestão. Os efeitos adversos à saúde do benzeno dependem da rota, duração e dose da sua exposição.

Intoxicações

A ingestão acidental ou intencional de benzeno causa intoxicação aguda. O benzeno é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea e viaja para o cérebro com efeitos devastadores. Estupor, delírio e sonolência dão lugar a convulsões e coma. Fluido se acumula nos pulmões comprometendo a respiração; há baixa absorção de oxigênio do ar. O tratamento intensivo é necessário para evitar a morte.

Inalação Lesões

O benzeno irrita os revestimentos das vias aéreas. A exposição a vapores de benzeno de baixa concentração pode causar inflamação das vias aéreas nasais e garganta. A exposição de alto nível pode danificar gravemente os pulmões, causando acúmulo de fluido e sangramento, o que geralmente é fatal. Lesões por inalação de benzeno acidental e potencialmente fatal podem ocorrer em pessoas que praticam huffing - inalando os vapores de produtos químicos para induzir um alto recorde.

O benzeno é prejudicial para a pele. A exposição a baixos níveis de vapores de benzeno pode causar dermatite - uma reação cutânea local caracterizada por pele seca, com coceira e avermelhada. Vapores de benzeno altamente concentrados ou derramamentos de benzeno líquido na pele podem causar queimaduras de segundo grau.

Dores de Cabeça e Problemas Neurológicos

Dores de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, confusão, perda de memória e danos nos nervos das extremidades ( braços e pernas) pode ocorrer com exposição persistente aos vapores de benzeno. A exposição a curto prazo a vapores de benzeno altamente concentrados pode causar diminuição da consciência, estupor, convulsões, coma e possivelmente morte.

Pancitopenia

A exposição crônica ao benzeno pode causar um distúrbio grave da medula óssea chamado pancitopenia. Uma redução acentuada no número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas ocorre porque a medula óssea - o local de todas as células sanguíneas e produção de plaquetas - não pode produzir quantidades suficientes. A pancitopenia causa anemia crônica e aumenta o risco de infecções graves. A baixa contagem de plaquetas pode causar sangramento descontrolado.

Anemia Aplástica

A exposição crônica ao benzeno pode causar anemia aplástica, que é uma forma mais avançada de pancitopenia. Com esse distúrbio, a medula óssea é tão severamente danificada que a produção de células sanguíneas e de plaquetas cai para níveis muito baixos para sustentar a vida. Transfusões são necessárias para substituir as células do sangue não produzidas pela medula óssea. Transplante de medula óssea é geralmente a melhor opção para a sobrevivência a longo prazo com anemia aplástica.

Leucemia

Exposição prolongada ocupacional ou outra para o benzeno pode causar leucemia - câncer dos glóbulos brancos. A associação mais forte é com leucemia mielogênica aguda seguida de leucemia linfocítica crônica. Regulamentos estão agora em vigor nos EUA para controlar a exposição ao benzeno no local de trabalho e prevenir leucemias induzidas por atividades profissionais.

, , ] ]