casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Causa da Mancha Escura no Centro de Visão

A aparência de um ponto preto ou cinza escuro no centro da sua visão sinaliza um problema sério que pode levar à cegueira. Verifique cada olho separadamente, observando um padrão alinhado, como papel de parede, com um olho coberto. Se as linhas aparecem onduladas e você vê uma mancha escura no meio, a causa pode ser degeneração macular, e você deve ver um oftalmologista ao mesmo tempo.

AMD

degeneração macular relacionada à idade (AMD ) é uma doença ocular que aparece como uma mancha preta cinza escura ou embaçada, ou um buraco, no centro da visão, geralmente em um único olho. Com o tempo, a doença progressiva destrói a visão central necessária para a leitura e outros trabalhos próximos, bem como para dirigir e ver distâncias. A DMRI geralmente não afeta a visão lateral ou periférica. Como o nome sugere, a AMD é a principal causa de perda de visão em pessoas com mais de 60 anos.

Causas

A mácula é na parte de trás do globo ocular, no centro da retina. Existem dois tipos de AMD: molhado e seco. AMD úmida resulta de vasos sanguíneos crescendo sob a mácula e pode causar perda da visão central muito rapidamente.

AMD seca, a forma mais comum, é o resultado de células da mácula quebrar e desfocar a visão. Gradualmente, o olho afetado perde a visão.

Riscos

Os fatores de risco para DMRI são idade, superexposição à luz solar (raios UVA), tabagismo, histórico familiar, raça e gênero (a DMRI ocorre mais freqüentemente entre caucasianos e mulheres), obesidade, hereditariedade e história familiar, hipertensão arterial e ter olhos claros.

Sintomas

Para a DMRI úmida e seca, um sintoma comum é um ponto cego no centro da visão . Um sinal precoce de DMRI seca é a visão borrada, com detalhes tornando-se difíceis de distinguir. Um sintoma inicial da DMRI úmida é a aparência ondulada das linhas retas.

Um teste de acuidade visual, o tradicional exame oftalmológico, administrado pelo seu oftalmologista, demonstrará sua visão a várias distâncias. Seu oftalmologista também pode administrar um exame de olho dilatado, usando gotas para ampliar suas pupilas, para examinar a retina e o nervo óptico em busca de sinais de DMRI, bem como outros problemas oculares. Em um teste de tonometria, um instrumento mede a pressão dentro do olho.

Uma grade do Amsler é um teste específico para a AMD. É um gráfico com padrões de grade com um ponto preto no centro. Ser-lhe-á pedido que olhe fixamente para o ponto e note se algumas das linhas parecem estar em falta ou onduladas.

O seu oftalmologista pode recomendar que consulte um especialista em retina que irá administrar outros testes, incluindo um angiograma com fluoresceína. um corante é injetado em seu braço e são tiradas fotos que identificam vazamentos de vasos sangüíneos. O especialista pode determinar se você tem DMRI, seja na forma úmida ou seca, e se está em estágios avançados ou intermediários.

Tratamento

Tratamentos para DMRI úmida incluem cirurgia a laser, terapia fotodinâmica ou injeções de drogas diretamente no olho. A terapia fotodinâmica combina uma droga fotossensibilizadora e um tipo específico de luz.

Embora não haja tratamento conhecido para prevenir a perda de visão da DMRI seca avançada, descobriu-se que uma formulação de alta dose de antioxidantes e zinco diminui a progressão da AMD do intermediário ao avançado. O Estudo da Doença Ocular Relacionada à Idade (AREDS) recomenda quantidades específicas de vitaminas C e E, betacaroteno (vitamina A), zinco e cobre. A formulação AREDS pode ser encontrada em produtos vendidos sem receita médica, mas você deve consultar seu médico antes de iniciar tal regime.