casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais de um tratamento com nebulizador de albuterol

Albuterol é um medicamento usado para tratar a asma e outras doenças respiratórias. Muitos pacientes usam salbutamol em um inalador para tratar sintomas agudos de asma, mas também está disponível como uma solução de inalação que é administrada via nebulizador. As crianças pequenas muitas vezes precisam usar um nebulizador para tratar a asma porque não têm idade suficiente para usar corretamente um inalador. A solução de inalação também é usada com frequência em ambientes hospitalares.

Como funciona

O albuterol é um broncodilatador simpaticomimético que funciona relaxando os músculos das vias aéreas e permitindo que o oxigênio flua mais livremente. Quando isso ocorre, a respiração fica mais fácil. As pessoas que tomam albuterol através de um nebulizador colocam a solução no copo de medicação, e quando a máquina é ligada, a medicação cria uma névoa que os pacientes respiram. Um tratamento geralmente leva entre 5 e 10 minutos. >

Em casos raros, as pessoas que usam albuterol para tratar doenças respiratórias podem apresentar um agravamento de seus sintomas, como chiado e falta de ar. Se isso ocorrer, procure atendimento médico imediato para obter assistência com a respiração e verifique se os níveis de oxigênio são suficientes. Efeitos colaterais graves de algumas pessoas que tomam albuterol podem apresentar efeitos colaterais como dores de garganta ou garganta seca, dores de cabeça , náusea, vômito, dificuldade em dormir, uma infecção sinusal, tontura, tremores e nervosismo. Nenhum desses efeitos colaterais é grave, mas informe o seu médico se eles se tornarem incômodos.

Efeitos colaterais graves

Em casos raros, as pessoas que tomam albuterol podem desenvolver efeitos colaterais graves que indicam uma complicação potencial que requer tratamento médico. Pare de usar o medicamento e entre em contato imediatamente com o seu médico se notar qualquer um dos seguintes sintomas: batimentos cardíacos acelerados ou irregulares, dor no peito, dor no peito, vermelhidão, inchaço, descamação ou bolhas na pele, fortes dores de cabeça ou tonteiras, dor de ouvido e

Embora o albuterol seja seguro para a maioria das pessoas, alguns não devem tomá-lo sem primeiro falar com seu médico. Isso inclui mulheres que estão grávidas ou amamentando, pessoas com histórico de problemas cardíacos, pessoas que tiveram uma reação incomum a um medicamento simpatomimético, pessoas com histórico de convulsões e diabetes, tumores da glândula adrenal, tireóide hiperativa ou rim. problemas. Sempre fale com seu médico sobre seu histórico médico completo antes de tomar qualquer medicamento prescrito.