casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como se livrar de queilite angular

A queilite angular ou perleche é uma condição que se manifesta inicialmente como feridas no canto da boca antes de envolver os lábios. Muitas vezes é confundido com feridas herpéticas. Por esse motivo, a DermNet NZ recomenda que você visite um dermatologista para obter amostras de cultura. Se o herpes for excluído, então a queilite angular pode ser causada por uma infecção bacteriana ou fúngica. Procure tratamento o mais rápido possível, porque as feridas doloridas podem fazer com que os lábios inchem e estalem, dificultando o sorriso e a alimentação.

Interrompa as atividades que pioram a condição de queilite angular. O Dr. Neil Schultz, um dermatologista de Manhattan, explica no Videopedia que os doentes devem abster-se de lamber os cantos da boca. Eles também não devem adicionar hidratante labial porque a queilite angular não é uma condição da pele seca, apesar de sua característica rachadura na pele dos lábios. Além de rachaduras, queilite angular de origem fúngica é acompanhada de ardor e prurido. A umidade cria um ambiente para os fungos candida se desenvolverem, evitando assim a adição de saliva e hidratantes.

Procure uma receita antifúngica ou compre um creme tópico anti-fúngico vendido sem receita médica com clotrimazole genérico como o ingrediente ativo. Aplique o medicamento prescrito conforme solicitado ou coloque um pouco do medicamento de venda livre nos cantos da boca quatro a seis vezes por dia. Cubra com vaselina para selar a área da saliva ou umidade. A condição deve desaparecer em quatro a sete dias.

Preencha a sua receita antibacteriana tópica se o seu médico determinar que a sua queilite angular é o resultado de uma infecção bacteriana. Especialistas em Angularcheilitis.com sugerem comprar uma pomada anti-bacteriana e álcool isopropílico. Limpe os lábios com álcool e cubra-os com a pomada antibacteriana. Este tratamento deve limpar a condição em dois dias.

Impedir a recorrência de queilite angular, abordando a causa subjacente. Você pode estar propenso a uma infecção bacteriana afetiva devido a uma deficiência de vitaminas ou a uma incapacidade de absorver nutrientes dos alimentos por causa da cirurgia para perda de peso ou da doença celíaca. Complemente sua dieta com ferro, zinco e riboflavina comendo mais verduras folhosas e verdes. Se você está sofrendo de um supercrescimento de candida, evite alimentos com fermento e açúcar. O Dr. Adam Rotunda, um dermatologista em Newport Beach, Califórnia, explica na skinsight.com que reduzir os estressores em sua vida também ajudará a prevenir a condição. O estresse enfraquece o sistema imunológico do corpo, reduzindo a capacidade natural do organismo de combater infecções.

Dica

A DermNet NZ explica que certas condições predispõem as pessoas a queilite angular. Algumas delas incluem a idade avançada, a primeira infância, dentaduras mal ajustadas, diabetes, má nutrição, pele sensível, medicação para acne oral, síndrome de Down, doença celíaca, uso de antibióticos ou corticosteróides orais e doença inflamatória intestinal.

Coisas necessárias

Creme anti-fúngico

Geléia de petróleo

Anti-bacteriano pomada

Esfregando álcool