casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Alergia e Erupção de Branqueamento

O alvejante é um alérgeno contido em muitos produtos de limpeza doméstica. Tal como acontece com muitos produtos de limpeza, lixívia pode causar uma alergia que produz uma erupção cutânea ou sintomas semelhantes a erupções cutâneas. Esta alergia, no entanto, pode ser evitada e tratada, e também existem alternativas para o branqueamento.

Bleach

Bleach é uma substância química que irá alterar as ligações químicas de um item de uma forma que absorva menos luz visível ou nenhuma. Branqueadores vêm em muitos pacotes diferentes. Hipoclorito de sódio, suco de limão e dióxido de enxofre são exemplos de alvejantes. Bleach é usado de várias maneiras: para limpar roupas; desinfetar e matar germes e bactérias; e para clarear a cor do cabelo, dentes, pele e comida. Um exemplo de um item cotidiano tornado possível pela lixívia é papel branco.

Alergia e erupção cutânea

O lixívia é uma das alergias mais comuns encontradas em lares em todo o mundo. Uma alergia é uma reação que o corpo humano tem às proteínas estranhas. A reação faz com que as histaminas sejam liberadas. Comumente, uma alergia ao alvejante causará inchaço, inflamação e vermelhidão no local de contato. Coceira dolorosa também pode ocorrer. Coçar a coceira vai piorar a dor e a reação alérgica. A causa das alergias ao alvejante é desconhecida, mas suspeita-se que a exposição freqüente a água sanitária possa ser o culpado. Aqueles na indústria de limpeza e lavagem, e donas de casa estão em alto risco de alergia à lixívia.

Prevenção /Solução

Prevenir uma reação alérgica à lixívia é a melhor solução para o problema. A melhor maneira de fazer isso é ficar longe de qualquer alvejante. Isso significa evitar os detergentes e detergentes domésticos mais comuns. Há também opções para os afetados por uma alergia a lixívia. Loções de resfriamento, como as usadas para hera venenosa, podem ajudar a combater a reação, e os pacotes de gelo também podem ajudar. Se a reação for grave, deve-se procurar atendimento médico profissional e pode ser prescrito um esteróide para reduzir a inflamação.

Aviso

Aqueles com alergia a água sanitária devem evitar certos produtos químicos. O cloro é um aditivo popular em muitos produtos de limpeza doméstica. O cloro é um irritante para o pulmão e os olhos, e pode causar gases tóxicos quando misturado com amônia ou produtos de limpeza à base de ácido. Fosfatos são minerais que atuam como amaciantes de água e são frequentemente contidos em detergentes para máquinas de lavar louça. Os alquilfenóis encontram-se em alguns detergentes de roupa, desinfecção de produtos de limpeza, produtos de limpeza para todas as finalidades, removedores de manchas, cores de cabelo e produtos capilares e espermicidas. Estes produtos químicos podem desencadear uma alergia ao alvejante.

Alternativas

Uma alternativa menos volátil para alvejantes está disponível e pode ser feita em casa. Os ingredientes são 12 xícaras de água, 1/4 xícara de suco de limão e 1 xícara de peróxido de hidrogênio. Como detergente, 2 copos devem ser adicionados a cada carga de lavagem. Use-o em um borrifador como limpador doméstico. Não só esta receita é menos tóxica, como também é barata e ecológica.