casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Erupções cutâneas causadas por nervos danificados

Várias condições de saúde podem causar danos nos nervos e resultar em erupções cutâneas. Algumas doenças ligadas a problemas nervosos e doenças de pele vêm de vírus conhecidos, enquanto outras não têm causa conhecida e são mais difíceis de tratar. É importante consultar seu médico se você suspeitar que tem uma doença que afete os nervos e a pele, porque o tratamento rápido pode limitar os danos permanentes.

Shingles

Este parente de catapora é a condição mais conhecida que envolve danos nos nervos que levam a erupções cutâneas. Depois que uma infecção por catapora diminui, o vírus fica dormente ao longo dos nervos por todo o corpo pelo resto da vida do paciente. As telhas, ou herpes zoster, se inflamam quando a catapora volta à vida. A doença começa com formigamento e dor vaga por danos nos nervos, e progride para uma erupção cutânea intensa confinada em um dos lados do tronco. Outros sintomas incluem fraqueza muscular, dores de cabeça, dores nas articulações e inchaço dos gânglios linfáticos. Você é vulnerável a telhas se tiver mais de 60 anos ou se seu sistema imunológico estiver fraco. Os surtos duram duas a três semanas, embora antivirais como o aciclovir possam encurtar o período de infecção e reduzir a dor.

Síndrome de Ramsay Hunt

Quando o vírus da catapora danifica os nervos próximos ao ouvido interno, a síndrome de Ramsay Hunt pode resultar . Ramsay Hunt causa erupções cutâneas no tímpano, no lóbulo da orelha, na língua e no céu da boca, bem como no interior do canal auditivo. A lesão do nervo também pode causar fraqueza ou paralisia no lado afetado do rosto, bem como dificuldade em fechar o olho, comer e fazer outros pequenos movimentos faciais. Os médicos tratam a doença com um curso de esteróides antiinflamatórios de uma semana, como a prednisona. Deixada sem tratamento, a síndrome de Ramsay Hunt pode levar a úlceras e nervos da córnea que se regeneram de forma inadequada.

Poliarterite Nodosa

Esta inflamação dos vasos sanguíneos é uma doença auto-imune, uma condição de saúde na qual o sistema imunológico liga inexplicavelmente corpo e ataca tecidos e órgãos normais. Vasos inchados e infectados fornecem um suprimento de sangue deficiente para os nervos e causam degeneração nervosa e dor. Purpura, uma erupção cutânea roxa que vem de vasos sanguíneos quebrando e sangrando na pele, acompanha o dano do nervo. Úlceras cutâneas são outro sintoma comum. A doença afeta a meia-idade e tem sido associada à infecção por hepatite B. É tratada com prednisona e outros esteróides anti-inflamatórios.

Poliangiite microscópica

Embora a poliangite microscópica também envolva vasos sanguíneos inflamados que causam danos nos nervos e erupções cutâneas, como púrpura, ela difere da poliarterite nodosa em que ocorre em pessoas de todas as idades, envolve vasos sanguíneos menores e não tem correlação com hepatite B. Também é tratado de forma diferente, com doses baixas de quimioterápicos e imunossupressores, incluindo metotrexato e azatioprina.

Crioglobulinemia

Os danos e a púrpura purpúrea cutânea são comuns neste distúrbio sanguíneo, que envolve o mau funcionamento dos anticorpos do sistema imunológico. Mais comum em mulheres de meia-idade e associada à hepatite C, a crioglobulinemia se desenvolve quando os anticorpos se unem em grupos e destroem nervos e órgãos. Os médicos diagnosticam a doença através de exames de sangue e urina e biópsias, mas a condição é rara, portanto não existem protocolos de tratamento padrão. , , ] ]