casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O efeito do ibuprofeno no fígado

Uma das funções do fígado é limpar os medicamentos do corpo, mas doses excessivas desses medicamentos podem danificar o fígado. Altas doses impedem que o fígado elimine as drogas do corpo ou, em algumas pessoas, o metabolismo hepático é retardado. O fígado fica inflamado e não funciona mais adequadamente, acabando por ficar danificado. Em casos extremos, os resultados da insuficiência hepática. Embora doses excessivas de ibuprofeno possam afetar o fígado, o ibuprofeno tem um menor risco de dano hepático do que o acetaminofeno, que danifica o fígado em doses apenas ligeiramente superiores à dose recomendada.

Efeito do ibuprofeno no fígado

O ibuprofeno é um fármaco anti-inflamatório não esteroide (AINE). O ibuprofeno alivia a dor e reduz a febre e a inflamação (Manual Merck). O fígado elimina o ibuprofeno do corpo. O processo pode funcionar muito lentamente em algumas pessoas, ou a função hepática pode ser alterada por altas doses de certos medicamentos, como o ibuprofeno (National Institutes of Health [NIH]). Se o fígado for incapaz de eliminar os medicamentos adequadamente, o fígado pode ficar danificado ou inflamado. Inflamação do fígado resultante da medicação é chamada de hepatite induzida por drogas.

Sintomas da lesão hepática

A hepatite causada pelo ibuprofeno é marcada por dor abdominal e sensibilidade no lado superior direito, urina de cor escura, diarréia, dor de cabeça náuseas e vômitos, perda de apetite, fadiga, icterícia e fezes brancas ou cor de argila (NIH). O diagnóstico é confirmado com um exame de sangue, que irá mostrar enzimas hepáticas elevadas.

Tratamento para o dano hepático

O tratamento para o dano hepático induzido pelo ibuprofeno é simplesmente interromper o uso da droga (NIH). Nenhum outro tratamento é necessário. Os sintomas geralmente desaparecem dentro de alguns dias após o ibuprofeno ser interrompido, mas pode durar por algumas semanas.

Prevenção

O ibuprofeno pode ser usado com segurança sem o risco de danificar o fígado. Nunca exceda a dose máxima recomendada de 800 mg por dose até quatro vezes por dia (dose diária total máxima de 3200 mg). Pessoas que bebem muito álcool devem evitar o uso de ibuprofeno ou discutir uma dose segura com seu médico. Os efeitos do ibuprofeno sobre o fígado são piores em pessoas que já têm danos no fígado ou hepatite (NIH). Outros efeitos secundários