casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Etapas finais da LMA nos idosos

Sintomas

Leucemia mielóide aguda, ou LMA, é uma doença que progride rapidamente e é específica para pessoas idosas. A LMA ataca o DNA dos glóbulos vermelhos enquanto eles se formam na medula óssea. O corpo é então incapaz de produzir glóbulos vermelhos e plaquetas suficientes para sustentar a vida. Os primeiros sintomas da LMA também são sintomas do envelhecimento. Os primeiros sintomas incluem letargia, contusões com facilidade e falta de ar. Uma pessoa com LMA no estágio tardio experimentará sangramento interno e externo inexplicável. Uma biópsia da medula óssea confirmará o diagnóstico de leucemia mielóide aguda.

Os idosos muitas vezes preferem abandonar os tratamentos tradicionais e deixar a natureza seguir seu curso. As opções de tratamento para LMA incluem quimioterapia e transplante de células-tronco de medula óssea. Os idosos são mais propensos a experimentar a toxicidade da quimioterapia, que é mais difícil de conviver do que a AML. A toxicidade da quimioterapia pode ser fatal em si mesma. Pacientes idosos são mais propensos a sofrer de neutropenia relacionada à quimioterapia, uma condição que faz com que o corpo ataque neutrófilos. Um paciente com LMA que também tenha neutropenia não tem capacidade real de combater infecções. Os pacientes com LMA devem receber quimioterapia intensiva antes que um transplante de células-tronco da medula óssea possa ser realizado.

Prognóstico

O estágio final da LMA é, infelizmente, a morte. O Manual Merck on-line afirma que a maioria dos pacientes morre dentro de algumas semanas a alguns meses após o diagnóstico. Pacientes idosos com LMA morrem frequentemente de hemorragia interna. Outros pacientes sobrevivem por um tempo com transfusões sanguíneas frequentes. Quando o paciente não tem uma diretriz avançada, a família precisa determinar quais medidas os médicos devem tomar para sustentar a vida. Alguns pacientes e familiares optam por tratar apenas a dor, para que o paciente possa se sentir confortável durante os momentos finais da vida. Voluntários e enfermeiras de cuidados paliativos podem ajudar o paciente moribundo a manter a dignidade durante o processo de morte.

Processo de Morte

Sinais de que a morte é iminente são os mesmos de qualquer outra doença. Perda de apetite é o primeiro sinal de que o paciente com LMA pode estar morrendo. Uma pessoa que está morrendo dormirá mais frequentemente do que não. Pacientes com LMA em seus estágios finais experimentam respiração difícil. Cada respiração pode ser bastante audível. Neste ponto, a dor óssea será grave. Os médicos podem sugerir sedar o paciente com narcóticos, como a morfina, para aliviar a dor. Sangramento através das gengivas ou ao redor da linha da gengiva pode sugerir que o paciente está em risco de sangramento interno. Sangramento interno em pacientes com LMA em estágio avançado não pode ser tratado sem causar um novo sangramento. Os sintomas de um sangramento letal interno incluem calafrios, confusão, perda de consciência e morte.

O site da Clínica Mayo afirma que a leucemia mielóide aguda também é chamada de leucemia mieloblástica aguda, leucemia mielogênica aguda, aguda leucemia granulocítica e leucemia não linfocítica aguda.