casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O desodorante pode causar dor na axila?

Uma parte importante do regime diário da maioria das pessoas é o uso de produtos desodorantes e antitranspirantes projetados para deixar a pessoa com um dia cheirando e sentindo-se fresca. Mas infelizmente, às vezes, esses produtos podem desencadear reações na pele, levando a constrangimento, desconforto e, em alguns casos, dor intensa.

Irritação da Pele

Uma das principais causas de dor nas axilas associada a produtos desodorantes ocorre quando o produto é usado logo após o barbear. Até mesmo o melhor aparelho de barbear pode cortar e raspar a pele, e esses pequenos ferimentos serão extremamente sensíveis ao toque por algum tempo depois. Se a sua dor ocorre principalmente após o barbear, você pode tentar permitir mais tempo antes de aplicar o desodorante, ou usar um creme de barbear especificamente projetado para a pele sensível. com produtos desodorantes é uma alergia a um dos componentes. Reações alérgicas podem acontecer devido a uma variedade de compostos, incluindo muitos que são comumente usados ​​nesses tipos de produtos. Os sinais de uma reação alérgica podem incluir inchaço, vermelhidão da pele, dor e coceira, e até urticária ou erupções na área afetada.

Desodorante e Antiperspirante

Uma distinção importante a ser feita é se um produto é um desodorante, um antiperspirante ou ambos. Enquanto os desodorantes combatem bactérias que causam odor e também encobrem o odor com fragrância, os antitranspirantes usam compostos químicos (muitos dos quais contêm alumínio) para bloquear e fechar os poros e glândulas sudoríparas, reduzindo a umidade e o odor. Estes compostos de alumínio, em particular, podem desencadear sensibilidades.

Em primeiro lugar, você deve tentar trocar marcas ou fragrâncias para ver se o problema desaparece. Mudar de um produto antitranspirante para um que é simplesmente um desodorante também pode ajudar, se os compostos de alumínio são as substâncias que desencadeiam a sua reação. Em casos extremos, mudar para um produto totalmente natural pode ser sua melhor opção; muitas dessas marcas encontraram seu caminho no mercado mainstream nos últimos anos.

Outros sintomas

No entanto, se a dor nas axilas que você pode estar sofrendo for acompanhada por inchaço localizado ou parecer que está vindo de um não Fonte de superfície, pode ser um sinal de algo mais grave do que uma reação alérgica. Por exemplo, os gânglios linfáticos localizados nas axilas podem inchar e tornar-se sensíveis na presença de uma doença grave. Além disso, muitos tipos de distensões musculares que envolvem a parede torácica podem produzir dor nessa área; Se a dor se intensificar ao mover-se ou respirar, isso pode indicar uma lesão.

Consulte o seu médico

Se sentir dores recorrentes na área da axila, é sempre uma boa ideia consultar o seu médico para obter soluções. No mínimo, discutir o assunto com seu médico pode ajudá-lo a descartar quaisquer doenças graves e, possivelmente, identificar a causa de sua dor e desconforto sem deixar você adivinhando.