casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os sintomas do linfoma mesentérico?

O mesentério é um tipo de tecido conjuntivo na cavidade abdominal que contém os gânglios linfáticos. O câncer às vezes surge desses linfonodos e é chamado de linfoma mesentérico. Devido às propriedades circulatórias particulares do mesentério, o linfoma mesentérico, diferentemente da maioria dos outros linfomas, freqüentemente não causa sintomas até que os tumores se tornem bastante grandes. Felizmente, há um sinal particular que aparece em uma tomografia abdominal que é muito específica para o linfoma mesentérico. O mesentério é uma rede de tecido conjuntivo gordo que suspende e conecta alguns dos seguintes: os órgãos dentro do abdômen. O mesentério é mal fornecido com sangue e com vasos do sistema linfático. Ele contém alguns nódulos linfáticos e, portanto, tumores podem ocasionalmente crescer neles. Devido à má conexão circulatória com o resto do corpo, o linfoma mesentérico geralmente não causa os sintomas constitucionais típicos de outros linfomas, de acordo com os Princípios de Medicina Interna de Harrison.

Sintomas Constitucionais do Linfoma

Outros linfomas freqüentemente causar perda de peso, febre baixa, suores noturnos, fadiga e mal-estar. Esses sintomas geralmente ocorrem antes de os linfonodos se tornarem visivelmente inchados ou doloridos, e geralmente são o que leva os pacientes com linfoma a consultar o médico. Eles são causados ​​pela liberação de sinais químicos, chamados citocinas, do tumor para a corrente sangüínea e para o sistema linfático. Como o mesentério está pouco ligado a esses sistemas, as citocinas geralmente não se disseminam amplamente no linfoma mesentérico, e esses sintomas muitas vezes não ocorrem.

Sintomas do linfoma mesentérico

A maioria dos sintomas notórios do linfoma mesentérico resulta dos tumores tornando-se grandes o suficiente para afetar a função intestinal normal. A queixa mais comum dos pacientes com linfoma mesentérico é a dor abdominal, por vezes acompanhada de náuseas, vômitos ou constipação. A dor é geralmente difusa e freqüentemente descrita como sendo profunda dentro do abdômen. Às vezes, um paciente pode até notar um nódulo incomum no abdômen. Um sinal particular em uma tomografia computadorizada abdominal é altamente sugestivo de um linfoma mesentérico. É chamado de “sinal sanduíche”, devido à aparência característica dos “pãezinhos” mais escuros do tumor, envolvendo cada lado de uma região intermediária mais clara. Este sinal é altamente característico do linfoma mesentérico e é improvável que surja de qualquer outra coisa.

Linfoma Mesentérico - Como os linfomas mesentéricos podem se tornar bastante grandes antes de causar sintomas, muitos tumores são encontrados incidentalmente, enquanto procuram por algo. outro. Freqüentemente, uma tomografia de abdome será realizada por algum outro motivo e o sinal de sanduíche mostrará que há linfoma mesentérico presente. Os médicos encontraram linfomas mesentéricos incidentemente durante o curso de cirurgia abdominal não relacionada. Felizmente, esses tumores geralmente não se propagam de forma agressiva e a remoção cirúrgica geralmente é um tratamento eficaz.