casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como desentupir um duto de lágrima

Como desentupir um ducto lacrimal. As lágrimas fornecem a umidade necessária para evitar que os olhos sequem. Quando o ducto lacrimal fica entupido, as lágrimas normalmente executadas pelo nariz não têm para onde ir e se espalham pelo olho. Se não for tratada, um canal lacrimal obstruído pode ser infectado. Aprenda a desbloquear um duto lacrimal entupido para evitar danos aos olhos.

Entenda que ductos lacrimais entupidos ocorrem em todas as idades, mas são mais comuns em bebês. Os bebês que sofrem de problemas no canal lacrimal geralmente têm um sistema de ducto lacrimal subdesenvolvido. Noventa por cento dos ductos lacrimais entupidos se resolvem em crianças com a idade de um ano.

Visite um oftalmologista, que pode diagnosticar a causa do ducto lacrimal entupido. Ele vai adaptar o tratamento de acordo com suas necessidades.

Massageie o olho frequentemente todos os dias até que o duto fique desobstruído. Lave as mãos para evitar a introdução de germes no olho. Pegue o dedo indicador e coloque-o sobre o canto do olho onde o duto está entupido. Massageie com firmeza, mas suavemente, na direção da ponta do nariz.

Saiba que alguns canais lacrimais entupidos não se corrigem com o tratamento em casa. Obstáculos teimosos podem precisar ser examinados cirurgicamente para serem corrigidos. Este procedimento cirúrgico ambulatorial é cerca de 90 por cento eficaz em crianças menores de 1 ano. Sob anestesia geral, o médico passa um fio de metal através do canal lacrimal e, em seguida, libera solução salina estéril para garantir que a obstrução seja removida. O procedimento leva cerca de dez minutos.

Prepare-se para a chance de que o exame do canal lacrimal não seja bem-sucedido. Se a sondagem não funcionar, existem duas outras opções cirúrgicas. A intubação com tubo de silicone envolve a inserção de tubos no canal lacrimal para esticá-lo. Esses tubos permanecem por seis meses e depois são removidos. Na dilatação do cateter balão, um balão é colocado no canal lacrimal e preenchido com solução salina estéril. O balão é inflado e esvaziado várias vezes para alongar o ducto. Estes procedimentos são 80 a 90 por cento eficazes na remoção do bloqueio.

Use colírio antibiótico dado pelo seu oftalmologista e visitá-lo para uma consulta de acompanhamento.