casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como Evitar os Cristais da Orelha Interna

Os cristais da orelha interna, tecnicamente conhecidos como otoconia, são minúsculos cristais de carbonato de cálcio localizados dentro dos órgãos otolíticos da orelha. Os cristais do ouvido interno e os órgãos do otólito ajudam a sentir o movimento e a gravidade em relação à posição da sua cabeça. Ocasionalmente, os cristais de orelha são desalojados dos órgãos otolíticos e entram no canal auditivo, onde causam tontura e uma condição chamada vertigem posicional paroxística benigna. A VPPB não é uma condição séria; pode ser tratada com sucesso, e seus sintomas podem ser minimizados ou até mesmo evitados com o tratamento.

Como Evitar Cristais de Orelha Interna

Use equipamentos de proteção de cabeça durante atividades nas quais é possível uma lesão na cabeça, como ciclismo, esqui, rafting, andar de moto e muitos outros. A VPPB pode ser causada por ferimentos na cabeça e, embora não haja medidas específicas para evitar que os cristais do ouvido interno sejam desalojados, proteger sua cabeça é uma precaução de senso comum.

Evite atividades que criem duras , movimentos abruptos da cabeça, pois podem desencadear a VPPB. Isso é particularmente importante à medida que você envelhece. O próprio processo de envelhecimento natural pode contribuir para o desenvolvimento da VPPB, que só seria agravada pelo movimento abrupto.

Mantenha-se longe do fumo passivo e evite pessoas doentes. Tome descongestionantes ou medicação alergia quando se sentir congestionado. A VPPB pode ser causada por infecções virais da orelha interna, então este cuidado preventivo é mais uma medida que você pode tomar para impedir o desalojamento dos cristais da orelha interna.

Discuta as opções de medicação e tratamento com o seu médico se você tiver tontura que você acha que pode ser devido à VPPB. Um médico irá diagnosticar sua condição com base em testes que determinam se a tontura é causada por movimentos específicos dos olhos e da cabeça, bem como a presença de movimento não intencional dos olhos. Para diagnóstico adicional, um médico pode solicitar uma ressonância magnética, ENG ou VNG. Dependendo da gravidade dos cristais do ouvido interno, o médico pode prescrever uma variedade de tratamentos, desde medicação até terapia, até a cirurgia, para o raro caso extremo.

Deite-se no seu corpo. lado até que os sintomas desapareçam se você sentir tontura e evite qualquer situação que cause tontura até que você possa consultar um médico. Como a causa exata da VPPB é muitas vezes desconhecida, é importante consultar um especialista de ouvido, nariz e garganta se tiver sintomas de VPPB. De acordo com a Mayo Clinic, é muito fácil perder o equilíbrio com os cristais do ouvido interno, o que pode causar sérios danos. Certifique-se de andar muito devagar quando necessário para se mover e, se necessário, usar uma bengala.

Dica

Juntamente com cristais do ouvido interno, doença de Meniere, condições do ouvido interno, vestibular enxaquecas e muitas outras condições podem causar tontura. Um especialista poderá identificar sua condição.

Limite sua ingestão de sal, cafeína e álcool para ver se isso ajuda a diminuir a tontura. Pessoas com doença de Ménière são conhecidas por serem sensíveis às mudanças na dieta, portanto, a melhora devido a essas mudanças pode ser uma pista para a causa de sua condição.

Advertências

Enquanto os cristais da orelha interna não são condição séria, sua tontura pode ser causada por um problema maior. Consulte um médico qualificado imediatamente se sua tontura for persistente ou acompanhada por outros sintomas.