casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como diminuir os níveis de amônia

Quando ocorre dano hepático, seu mecanismo de desintoxicação não funciona efetivamente. O resultado é um acúmulo de toxinas e subprodutos no sangue, incluindo a amônia. Níveis elevados de amônia podem ser causados ​​por cirrose, alcoolismo ou danos ao fígado causados ​​por hepatite. Altos níveis de amônia podem ter um impacto negativo em órgãos vitais, especialmente no cérebro. Uma condição médica séria chamada encefalopatia hepática, um distúrbio do sistema nervoso e do cérebro, pode causar confusão, alterações de personalidade, sonolência e desorientação. Não diminuir os níveis de amônia pode levar à falência múltipla de órgãos e até mesmo ser fatal.

Visite seu médico. Você precisará de uma avaliação médica completa para determinar sua função hepática. Seu médico recomendará exames de sangue para verificar seus níveis de amônia e um exame de sangue que verifica os níveis de suas enzimas hepáticas. Você também pode passar por exames de diagnóstico por imagem, incluindo ultrassonografia e ressonância magnética que podem detectar alterações e anormalidades hepáticas. O seu médico irá recomendar um plano de tratamento com base nos resultados do exame e nos resultados dos testes.

Pergunte sobre a lactulose. Este laxante de prescrição ajuda os intestinos a evacuar as toxinas, como a amônia, acelerando a maneira como sua alimentação é passada pelo sistema gastrointestinal. Converse com seu médico sobre os efeitos colaterais da lactulose, como cólicas abdominais e diarréia, antes de iniciar o tratamento.

Considere um enema. Em conjunto com a medicação laxante, um enema pode ajudar seu corpo a se livrar do excesso de amônia. Enemas trabalham mecanicamente para ajudar a evacuar seus intestinos e remover altos níveis de amônia. Para aqueles que não toleram os efeitos colaterais da lactulose, os enemas são uma alternativa viável. Converse com seu médico sobre a maneira correta de administrar um enema e nunca se dê um enema sem a aprovação do seu médico.

Consumo de uma dieta rica em fibras. Comer alimentos ricos em fibras pode ajudar seu sistema digestivo a trabalhar de forma mais eficaz e aumentar os movimentos intestinais. O tratamento para altos níveis de amônia pode causar fezes moles, por isso a ingestão de uma dieta rica em fibras pode aliviar as fezes soltas e aquosas, ao mesmo tempo em que promove evacuações adequadas.

Pense na cirurgia. Se os seus níveis de amônia forem resistentes ao tratamento, e se você estiver em risco de apresentar insuficiência hepática ou outras condições médicas críticas, seu médico poderá recomendar o transplante de fígado. Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios deste importante procedimento cirúrgico, e se ele melhorará sua qualidade de vida.

Dica

Converse com seu médico antes de fazer uma over- over. o analgésico contra a dor, como o acetaminofeno. Certos analgésicos são mais seguros de tomar do que outros quando você tem uma condição de fígado e níveis elevados de amônia.

Advertências -

Não beba bebidas alcoólicas. Beber álcool é um importante fator de risco para doenças do fígado, e isso pode disparar seus níveis de amônia se você tiver danos no fígado.

Coisas necessárias para exame

exame físico

Prescrição laxante

Enemas

Dieta rica em fibras

Intervenção cirúrgica