casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Correndo e Respirando Problemas

Durante uma corrida, algumas pessoas encontram-se lutando para puxar oxigênio suficiente para atender às demandas de seu corpo. Embora essa dificuldade respiratória seja comumente associada a uma pessoa que está “fora de forma”, o sintoma pode, na verdade, indicar um problema médico mais sério. Problemas respiratórios podem ocorrer em corredores novos e experientes, independentemente da idade, peso ou estado geral de saúde. Respiração e fisiologia Durante uma corrida, o sistema respiratório desempenha um papel fundamental no bom funcionamento do corpo. Durante qualquer tipo de atividade física vigorosa, os músculos precisam de uma quantidade significativa de oxigênio. Como resultado, o sistema respiratório deve funcionar com muito mais rapidez e eficiência para fornecer esse oxigênio. O ar é puxado para dentro do corpo pela boca ou nariz e flui pelas vias aéreas para os pulmões. Nos pulmões, o oxigênio é trocado por dióxido de carbono. Após essa troca, o oxigênio é transportado para várias partes do corpo, enquanto o dióxido de carbono é exalado. Os problemas respiratórios podem ser causados ​​por vários problemas nos pulmões ou nas vias aéreas.

Asma induzida por exercício

Alguns corredores sofrem de asma induzida por exercício, também conhecida como broncoconstrição induzida por exercício, que afeta as vias aéreas . De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asthma & Imunologia, a condição geralmente envolve um aperto das vias aéreas e chiado. Durante um episódio de asma, o corredor normalmente experimenta tosse, chiado e dor no peito a cada respiração. À medida que a asma avança, torna-se cada vez mais difícil para o corredor recuperar o fôlego e a fadiga se desenvolve. Alergias

Os corredores com alergias devem ser particularmente cautelosos ao selecionar um ambiente no qual correr. Uma pessoa com alergias ao pó pode precisar evitar correr dentro de casa, enquanto uma pessoa alérgica a picadas de abelha ou pólen pode evitar correr ao ar livre. Quando o corpo encontra esses alérgenos, o sistema imunológico entra em ação, liberando substâncias químicas que desencadeiam sintomas de alergia. Algumas reações alérgicas simplesmente causam congestão no nariz e na garganta, dificultando a respiração. Reações alérgicas mais graves causam anafilaxia, um inchaço grave das vias aéreas que pode bloquear completamente a respiração.

Exercício Alergias

Embora possa parecer estranho, algumas pessoas são alérgicas ao ato de se exercitar. Como explicado pelo site Running Times, as pessoas com essa condição experimentam uma reação multi-sistêmica à atividade física. Os sintomas incluem coceira, urticária, flutuações de temperatura, vômitos, cãibras, falta de ar e inchaço das vias aéreas. Quando a respiração se torna mais difícil, o corpo se esforça para receber oxigênio suficiente. Em alguns casos graves, essa falta de oxigênio pode levar à perda de consciência.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) refere-se a várias doenças pulmonares diferentes, que tornam a respiração extremamente difícil "As três principais condições na categoria DPOC incluem enfisema, bronquite crônica e bronquite crônica asmática. Conforme explicado pela American Lung Association, os portadores de DPOC têm dificuldade em respirar, mesmo enquanto realizam atividades normais. No entanto, se a pessoa tentar correr, os sintomas provavelmente ficarão significativamente piores. Para garantir a segurança, uma pessoa com DPOC deve consultar um médico antes de tentar uma rotina de exercícios.