casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sintomas de broncoespasmo

Broncoespasmo é um termo usado para descrever o estreitamento ou constrição incomum das vias aéreas. Os sintomas do broncoespasmo normalmente imitam os da asma, uma doença pulmonar crônica, embora as pessoas que não têm asma possam experimentar broncoespasmo. Sintomas leves de broncoespasmo podem se resolver sem intervenção médica adicional, mas sintomas graves de broncoespasmo requerem atendimento médico de emergência.

Chiado no peito

Em pessoas saudáveis, o ar flui livremente para os pulmões ao inalar. Durante o broncoespasmo, esse ar inalado tem dificuldade em fluir através das vias aéreas estreitas de uma pessoa. À medida que o ar se aperta através da via respiratória apertada, ele pode emitir um som de guincho ou assobio, um sintoma de broncoespasmo chamado chiado, segundo o FamilyDoctor.org, site patrocinado pela Academia Americana de Médicos de Família. Chiado geralmente ocorre durante a inalação e pode ser audível para outras pessoas que estão perto de uma pessoa com broncospasmo.

Dor torácica ou aperto Quando as vias aéreas se contraem durante um broncoespasmo, as pessoas podem experimentar sensações de dor, pressão ou aperto no peito, a Cleveland Clinic relata. O desconforto torácico pode ser mais grave quando os pulmões se expandem durante a inalação e pode exacerbar as dificuldades respiratórias. Pessoas que experimentam dor no peito repentina ou grave devem procurar atendimento médico imediato, pois esse sintoma de um ataque de broncoespasmo também é um sinal de ataque cardíaco.

Dificuldades respiratórias ou tosse

Pessoas que sofrem um ataque de broncoespasmo podem desenvolva dificuldades respiratórias leves a graves, dependendo da extensão da constrição das vias aéreas. A constrição extensa das vias aéreas pode causar falta de ar súbita, um sintoma de broncoespasmo que requer atendimento médico de emergência, aconselha MayoClinic.com. A irritação das vias aéreas causada pelo broncoespasmo também pode levar a sintomas de tosse recorrente ou persistente. A tosse freqüente pode exacerbar os sintomas de dor torácica ou desconforto em pessoas que apresentam broncoespasmo.