casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais de Remifemin

Remifemin é um suplemento à base de plantas contendo um extrato patenteado e padronizado da raiz de cohosh preta (Cimicifuga racemosa). Cohosh preto tem sido usado na medicina herbal tradicional para tratar os sintomas da menopausa. Os ensaios clínicos e estudos examinaram a eficácia e segurança de Remifemin no tratamento de sintomas como afrontamentos e suores nocturnos. Eles sugerem que Remifemin pode aliviar com segurança os sintomas da menopausa com poucos efeitos colaterais.

Remifemin Study

O estudo controlado, duplo-cego, multicêntrico, publicado no The Journal of Women's Health and Gender-Based Medicine, avaliaram os efeitos de duas doses do extrato de C. racemosa (Remifemin) em mulheres na perimenopausa e na pós-menopausa. Pesquisadores de quatro clínicas ginecológicas na Polônia administraram 39 mg ou 127,3 mg de extrato de C. racemosa diariamente a 150 mulheres na pós-menopausa e na menopausa, com idades entre 42 e 60 anos, por um período de 24 semanas. Amostras de sangue e células vaginais foram obtidas dos participantes. O índice de menopausa de Kupperman e a escala de autoavaliação foram usados ​​para medir os sintomas da menopausa. Os resultados encontrados Os pesquisadores descobriram que a maioria das mulheres em ambos os grupos de dosagem experimentou uma redução de 70% nos sintomas físicos e emocionais da menopausa. depois de tomar Remifemin durante 12 semanas. A dose mais elevada não teve uma vantagem terapêutica para a dose mais baixa. Além disso, ambas as doses não alteraram os níveis hormonais. A citologia vaginal não revelou quaisquer alterações, indicando que não houve efeitos estrogênicos no tecido vaginal. "Apesar da ausência de um grupo de placebo, este estudo sugere que o extrato de C. racemosa está associado à melhora dos sintomas da menopausa sem evidência de efeitos similares ao estrogênio", escreveram os autores do estudo.

O ponto principal

estudos sugerem que o cohosh preto pode ter um efeito estrogênico fraco que pode aumentar o risco de câncer de mama ou de útero. No entanto, o estudo acima descobriu que não havia efeito estrogênico em mulheres na perimenopausa e na menopausa que tomavam Remifemin. Estudos clínicos mais longos são necessários para revelar riscos que podem não ser evidentes em estudos mais curtos. Black cohosh tem uma baixa incidência de efeitos colaterais, como desconforto gastrointestinal e dor de cabeça. As mulheres grávidas ou a amamentar e as mulheres com cancro da mama ou problemas hepáticos não devem tomar Remifemin. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas afirma que o black cohosh é útil para as ondas de calor, mas não deve ser tomado por mais de seis meses, a menos que sob os cuidados de um médico. Black cohosh não tem interações conhecidas com outras drogas.