casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Graus de entorse de tornozelo

Uma entorse de tornozelo ocorre quando a articulação se torce ou se estende além dos limites normais de flexibilidade, causando estiramento ou ruptura dos ligamentos fibrosos que mantêm os tornozelos juntos. Os três graus de entorse do tornozelo refletem a gravidade da lesão ligamentar. Primeiro, entorse de tornozelo de segundo e terceiro grau se correlacionam com lesões leves, moderadas e graves, respectivamente. O grau de entorse de tornozelo afeta o tratamento e o tempo de recuperação esperado.

Entorse de primeiro grau

Entorses de tornozelo de primeiro grau refletem ligeiro alongamento dos ligamentos do tornozelo com um baixo nível de dano às fibras constituintes. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos observa que a sensibilidade leve pode ocorrer. O inchaço é mínimo e os machucados são incomuns em entorse de tornozelo de primeiro grau. O exame físico revela uma frouxidão mínima da articulação. O tratamento inclui repouso do tornozelo, abstendo-se de participar de atividades esportivas ou recreativas que possam sobrecarregar o tornozelo. A aplicação de compressas de gelo e a elevação do pé podem reduzir o inchaço. As recomendações podem incluir o uso de um envoltório elástico para suporte do tornozelo. Exercícios prescritos promovendo a flexibilidade e a força da articulação facilitam o retorno à função normal. De acordo com os hospitais e clínicas da Universidade de Iowa, entorses de tornozelo de primeiro grau cicatrizam em aproximadamente quatro a seis semanas. Uma entorse de segundo grau, também conhecida como entorse de grau 2 , representa o corte incompleto de fibras nos ligamentos do tornozelo. Os sintomas incluem dor moderada, sensibilidade e inchaço. Contusão geralmente aparece dentro de alguns dias da lesão. O exame físico revela frouxidão anormal na articulação do tornozelo. A sustentação do peso geralmente é difícil e dolorosa. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos afirma que o tratamento típico de uma entorse de tornozelo de segundo grau inclui a imobilização a curto prazo da articulação com uma tala de ar. Medicamentos como acetaminofeno, ibuprofeno ou aspirina proporcionam alívio da dor. Repouso, aplicação de compressas de gelo e elevação dos pés ajudam a reduzir o inchaço. Um curso prescrito de fisioterapia promove a restauração da função. O tempo típico de recuperação para uma entorse de tornozelo de segundo grau é de um a dois meses, observa os hospitais e clínicas da Universidade de Iowa.

Entorse de terceiro grau

Uma lesão completa de um ou mais dos ligamentos do tornozelo é caracterizada uma entorse de tornozelo de terceiro grau ou grau 3. A articulação demonstra uma instabilidade significativa com inchaço, sensibilidade, dor e hematomas acentuados. A sustentação do peso tipicamente provoca dor severa. O tratamento inclui a imobilização do tornozelo com um dispositivo de gesso ou órtese. Um extenso programa de fisioterapia e reabilitação durante um período de meses facilita a restauração da função do tornozelo. O Centro Médico Cedars-Sinai observa que entorses de tornozelo de terceiro grau podem resultar em instabilidade permanente e residual da articulação, aumentando o risco de lesões repetidas no tornozelo. Entorses graves de tornozelo que não respondem à imobilização e à fisioterapia podem exigir a reconstrução cirúrgica do ligamento rompido.