casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Diminuir a dor de Aquiles após o basquetebol

O basquetebol envolve corrida dura, mudança abrupta das posições dos pés e uso extremo do tendão de Aquiles. O tendão de Aquiles, que prende o osso do calcanhar ao músculo da panturrilha, reforça a estabilidade da marcha e da corrida, levantando o calcanhar do chão. Mudanças repentinas na direção e corrida excessiva podem causar pequenas lesões no tendão, causando dor e inchaço menor. Jogando basquete usa o tendão de Aquiles e, por vezes, causa tendinite, o que resulta em inflamação e dor em torno dessa área. Sintomas A dor de Aquiles se concentra na área diretamente acima do calcanhar para logo abaixo do músculo da panturrilha. A dor é muitas vezes sentida várias horas depois de jogar basquete, especialmente depois de descansar. Flexionar e mover o tornozelo às vezes alivia a dor, mas a dor geralmente se intensifica ao caminhar ou outras atividades que recorrem ao tendão de Aquiles.

Diagnóstico

A atenção imediata à dor de Aquiles é necessária para evitar problemas futuros. Antes de diagnosticar a tendinite de Aquiles, um médico examinará a área avaliando a capacidade do paciente de movimentar o pé. Para verificar micro-fraturas ou ruptura grave de tendões, um médico pode solicitar radiografias. Pacientes que sofrem de dor de Aquiles devem sempre dizer a um médico se estiveram jogando basquete antes do início da aflição, porque a corrida repetitiva é geralmente o culpado pela dor no Aquiles.

Vários modos de tratamento estão disponíveis para aqueles que sofrem de tendinite de Aquiles. Aplique gelo por cerca de 15 minutos fora de cada hora e fique fora do pé afetado. Se a condição piorar, seu médico pode recomendar que você imobilize o tornozelo com uma tala de gesso ou de noite. Para dores problemáticas, os medicamentos orais, como os antiinflamatórios não-esteróides, como o ibuprofeno, podem ajudar a diminuir a dor e a inflamação. Lesões graves que envolvem uma ruptura completa do tendão de Aquiles requerem cirurgia para evitar claudicação. A reabilitação pós-cirúrgica é necessária para retornar à força total e à amplitude de movimento.

Prevenção

Para evitar a dor de Aquiles causada pela prática de esportes que envolvem corrida dura e repetitiva, use roupas bem ajustadas, de apoio e de alta qualidade. sapatos. Além disso, realize exercícios de fortalecimento do tornozelo e pé para ajudar a prevenir a ocorrência de tendinite de Aquiles. Antes de jogar basquete, certifique-se de realizar exercícios de alongamento que envolvam os músculos da panturrilha para reduzir a incidência de lesão de Aquiles.