casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Diferentes Tipos de Tênias

Tapeworms são flatworms segmentados por fitas que parasitam os seres humanos. A grande maioria das infecções por tênia é causada pela ingestão de carne crua ou mal cozida ou peixe. Tapeworms variam em tamanho de alguns centímetros a uma dúzia de metros, dependendo da espécie. Os resultados da infecção por tênia podem variar de desconforto leve a uma condição grave conhecida como cisticerose.

Tênia do peixe

A tênia do peixe, ou Diphyllobothrium latum, é encontrada mais freqüentemente em regiões de lagos frios do mundo, como Alasca, Canadá e região dos Grandes Lagos. As pessoas são infectadas por comerem preparações cruas ou mal cozidas de peixes de água doce. A tênia de peixes adultos pode crescer até 45 pés de comprimento. As pessoas infectadas com a tênia do peixe são frequentemente assintomáticas, e a maioria não sabe que está infectada até que partes do verme passem nas fezes. Alguns pacientes sofrem de anemia perniciosa devido à deficiência de vitamina B12.

Tênia da carne

A tênia da carne bovina, ou Taenia saginata, está associada à produção de gado. O gado é infectado quando se alimenta de vegetação contaminada. As pessoas podem se infectar com a tênia da carne bovina comendo carne bovina crua ou mal cozida. A tênia adulta da carne pode crescer até um comprimento de 20 pés. A maioria das pessoas infectadas com a tênia da carne bovina é assintomática. De todos os sintomas que aparecem, geralmente o desconforto abdominal é o mais prevalente.

A tênia da carne de porco

A tênia da carne de porco, ou Taenia solium, pode infectar pessoas que comem carne de porco ou porco crua que não esteja totalmente cozida. O verme adulto pode sobreviver no intestino humano até 25 anos. A maioria das pessoas não apresenta sintomas quando infectada com a tênia da carne de porco. Se os ovos da Taenia solium forem ingeridos através de fezes, alimentos ou água contaminados ou autoinfecção, isso pode causar uma condição grave conhecida como cisticercose. Na cisticercose, o ovo ingerido escapa e libera a larva, que migra para outras partes do corpo, incluindo o olho e o cérebro (neurocisticercose). A neurocisticercose pode causar sintomas neurológicos, como crises epilépticas e distúrbios psiquiátricos.

Tênia do rato

A ingestão acidental de insetos parasitados, como pulgas e besouros de grãos, pode levar à infecção com a tênia do rato, Hymenolepsis diminuta. Essa tênia relativamente pequena causa poucos ou nenhum sinal clínico em pessoas.

Tênia Anã

A tênia anã, ou Hymenolepsis nana, é a única tênia humana que não requer um hospedeiro intermediário (porco, vaca, pulga). ), e a exposição humana é de mão para boca. Esta tênia é mais freqüentemente observada em crianças pequenas, com diarréia um sintoma em infecções pesadas. Ambas as espécies de tênias Hymenolepsis crescem para um comprimento de 35 a 50 mm.