casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os tratamentos para púrpura?

Púrpura é geralmente uma condição caracterizada pela ocorrência de manchas roxas e manchas que aparecem na pele, órgãos e membranas mucosas. Há duas variações comuns de púrpura: púrpura trombocitopênica idiopática, ou PTI, e púrpura de Henoch-Schönlein, ou HSP. A PTI, também conhecida como púrpura trombocitopênica imunológica, causa coágulos sanguíneos que afetam a contagem de plaquetas do organismo. HSP é uma forma de vasculite, que é um grupo de distúrbios que causa inflamação dos vasos sanguíneos, resultando em sangramento da pele, articulações, intestinos e rins. Esse sangramento também afeta a contagem de plaquetas. Os tratamentos variam de acordo com o tipo de púrpura de que o paciente está sofrendo.

Monitorando os níveis de plaquetas

Alguns pacientes não precisam de tratamento para nenhuma das formas de púrpura. O tratamento é necessário quando a contagem de plaquetas do paciente estiver abaixo de um nível saudável. O MedlinePlus indica que uma contagem de plaquetas saudável está entre 140.000 e 150.000 unidades por microlitro. A Clínica Mayo afirma que pacientes com sangue com menos de 30.000 unidades por microlitro de sangue podem não necessitar de tratamento dependendo do estado geral da sua saúde. Se a contagem plaquetária de um paciente permanecer nessa faixa e o paciente estiver geralmente saudável, o único tratamento necessário é consultar seu médico regularmente para monitorar suas plaquetas. A Clínica Mayo também indica que geralmente é recomendado evitar tomar aspirina; ibuprofeno, como Advil e Motrin; e warfarina, ou Coumadin. Esses medicamentos têm uma tendência a diluir o sangue, fazendo com que o paciente sangre mais do que o necessário.

Tomar medicamentos e vitaminas

A prednisona é um corticosteróide comumente usado para diminuir as atividades do sistema imunológico e aumentar as plaquetas conta. Os corticosteróides podem ser usados ​​para tratar ITP e HSP. O curso médio do tratamento dura de quatro a seis semanas. Uma vez que os níveis de plaquetas se estabilizem, o médico de um paciente pode optar por interromper a administração deste medicamento, a fim de evitar o aparecimento de efeitos colaterais graves. Os efeitos colaterais geralmente incluem catarata, açúcar elevado no sangue, aumento do risco de infecções e perda de cálcio. Para tratar uma deficiência de cálcio, o médico do paciente pode recomendar doses de cálcio e vitamina D para ajudar a manter a densidade óssea enquanto o paciente está tomando a prednisona.

Em casos graves ou de emergência de PTI ou HSP, imunoglobulina intravenosa, ou IVIG, é usado para aumentar os níveis de plaquetas. Porque é administrado por via intravenosa, o tratamento ocorre muito rapidamente e é altamente eficaz. No entanto, os resultados podem durar apenas duas semanas.

Mudanças no estilo de vida

Existem passos que os pacientes podem tomar em casa para apoiar uma boa saúde geral. Fadiga é um sintoma comum de ITP e HSP, dada a flutuação dos níveis sanguíneos. Por este motivo, é importante descansar adequadamente. Beber muita água ajuda a prevenir a desidratação, o que pode exacerbar os sintomas de ITP ou HSP.