casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que faz com que as unhas se dividam e entalam?

As unhas são feitas de queratina, que é uma forma dura de proteína. A proteína endurecida cresce nos dedos das mãos e dos pés e ajuda a proteger as terminações nervosas e o leito ungueal. Unhas saudáveis ​​são geralmente livres de quebra e amolgadelas e devem ser tratadas regularmente. No entanto, as unhas que entalham e entalham podem indicar condições médicas que podem precisar ser abordadas.

Ferimentos

Uma lesão na unha pode fazer com que a unha se parta e amasse. Também pode ser doloroso, dependendo do tipo de lesão que ocorre na unha. De acordo com o MedlinePlus, alguns ferimentos na unha podem causar danos permanentes ou podem requerer cirurgia corretiva, mas esses tipos de rachaduras e dentes não se devem a condições médicas subjacentes. Uma unha dividida pode ser aparada para baixo para impedir o enganchar em roupas e arranhões não intencionais das bordas ásperas da unha rachada.

Unhas que estão debaixo d'água constantemente, seja para o trabalho ou de limpeza doméstica, podem causar unhas para dividir. Para evitar este problema, recomendam-se luvas de borracha durante a limpeza. De acordo com MayoClinic.com, as unhas devem ser cortadas e arquivadas em uma borda arredondada. O site também recomenda reparação com adesivos para unhas para eliminar mais danos às unhas. Banhos longos ou manicures também podem enfraquecer a estrutura das unhas e podem resultar na divisão das unhas. Estadias prolongadas na banheira ou imersão em bacias de manicure devem ser evitadas para permitir o fortalecimento das unhas.

Psoríase

Psoríase é uma condição da pele que causa o rápido crescimento das células da pele. Pode produzir pele seca, rachada e escamosa e também pode afetar o leito ungueal. De acordo com a National Psoriasis Foundation, quase 50% das pessoas que têm psoríase também experimentam rachaduras e dentes. É difícil tratar a psoríase na unha porque a maioria dos medicamentos tópicos é incapaz de penetrar no leito ungueal, observa a fundação. Em casos graves, a unha pode ter que ser removida cirurgicamente se ficar espessa e descolorida. Indivíduos com psoríase que experimentam cisão e amassamento das unhas devem manter as unhas cortadas o mais próximo possível do leito ungueal, para ajudar a aliviar um pouco do desconforto associado à divisão das unhas.