casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Perigos de Glicinato de Dinicotinato de Cromo

O glicinato de dinicotinato de cromo, ou CDG, é uma forma do cromo mineral que é usado para seus benefícios potenciais à saúde. A CDG liga-se ao cromo com niacina e glicina para aumentar a absorção de cromo no corpo e é a forma preferida de fabricantes de suplementos devido à sua maior biodisponibilidade, de acordo com o livro de 2008 "Essentials of Sports Nutrition and Supplements". Apesar de seus benefícios potenciais, vários efeitos colaterais com a suplementação de CDG podem ocorrer. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento nutricional contendo cromo ou cricinato de glicinato de cromo.

Toxicidade do cromo

Uma vez dentro do seu corpo, o CDG se divide em três componentes distintos, cromo, niacina e glicina. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, o Instituto de Medicina não estabeleceu um nível de ingestão tolerável, ou UL, para o cromo, porque não há evidências suficientes relacionadas aos seus efeitos em altas doses. No entanto, a Universidade de Maryland Medical Center afirma que altas doses de cromo podem inibir a produção de insulina e causar irritação do estômago, coceira, rubor, ritmos cardíacos irregulares e disfunção hepática.

Niacina Toxicidade

Niacina, ou vitamina B -3, é clivado da molécula de cromo em CDG, uma vez que é absorvido pelo seu corpo. Excesso de niacina através da suplementação excessiva de CDG e de outras fontes pode causar efeitos colaterais, incluindo coceira ou queimação da pele, dor de cabeça, visão turva, náuseas, vômitos, diarréia, azia e inchaço. Outros efeitos colaterais mais graves do excesso de suplementação de niacina incluem tontura, taquicardia e um amarelecimento da pele, chamado icterícia.

Toxicidade da glicina

Para cada molécula de cromo no CDG que é absorvida pelo corpo, molécula de glicina também é absorvida, de acordo com os autores de "Essentials of Nutrition Nutrition and Supplements". A glicina é um aminoácido que ocorre naturalmente em seu corpo e, portanto, é geralmente bem tolerada, mesmo em grandes quantidades. No entanto, o processo de remoção da molécula de glicina da CDG ocorre no estômago e no trato gastrointestinal superior, o que pode causar algum desconforto digestivo. Os efeitos colaterais mais comuns da suplementação de CDG incluem náusea, dores de estômago, diarréia e vômitos, que geralmente estão associados à quebra do CDG em glicina e niacina.

Outras precauções