casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Dor nas veias atrás do joelho depois de caminhar rapidamente

Quando você pensa em dor no joelho durante ou depois de caminhar ou correr, o que provavelmente vem à mente é dor na frente do joelho ou abaixo da rótula. Embora este seja um sintoma clássico de dano da cartilagem e outras lesões que os caminhantes e corredores comumente enfrentam, a dor na área atrás do joelho, chamada de fossa poplítea, também é uma queixa frequente. A dor é muitas vezes de origem vascular.

Trombose Venosa Profunda

A dor atrás do joelho após a caminhada pode sinalizar uma condição muito grave chamada de trombose venosa profunda, ou TVP. São coágulos sanguíneos que se formam nas veias, geralmente nas pernas e após longos períodos de inatividade ou imobilidade, como quando voando ou deitado na cama. Fumar e contraceptivos orais também são fatores predisponentes. Esses coágulos podem se desalojar e viajar para os pulmões como êmbolos. Se eles ficarem presos nos vasos do pulmão, cérebro ou coração, eles podem ser prejudiciais e até fatais. Inchaço e calor geralmente acompanha a dor, se você suspeitar de uma TVP, procure atendimento médico imediatamente.

Aneurisma poplíteo

Dor atrás do joelho pode afetar as artérias na área poplítea, bem como as veias. Um aneurisma é um abaulamento da parede arterial graças à fraqueza mecânica local, que na maioria das vezes resulta do endurecimento das artérias devido ao avanço da idade. Tal como acontece com as TVP, os coágulos podem se formar e se romper, mas neste caso os coágulos não se deslocam para o coração, mas para os pés. Isso pode resultar em dor nos pés e na panturrilha que pode progredir para um pé frio e entorpecido, que é uma emergência médica.

Cisto de Baker

Um cisto de Baker pode se passar por uma dor venosa atrás do joelho. Esse tipo de cisto se forma quando o líquido sinovial dentro da cápsula do joelho, cuja finalidade é fornecer lubrificação à articulação, vaza para trás na fossa poplítea e se acumula em torno de uma estrutura chamada bursa poplítea, que também fornece lubrificação. O inchaço causado por este cisto cheio de líquido pode ser visível a olho nu, mas em qualquer caso, quase sempre causa dor atrás do joelho e inchaço da parte inferior da perna.

Outras causas

Enquanto uma TVP ou Cisto de Baker são as causas mais comuns de dor poplítea, eles não estão sozinhos. Outros culpados incluem tumores benignos ou malignos do tecido conectivo, que podem ser muito graves se não identificados precocemente; inflamação do tendão poplíteo, que é mais grave durante o agachamento; lesão na parte de trás do menisco, uma estrutura em C proporcionando preenchimento dentro da cápsula articular do joelho; Tendinite dos isquiotibiais e tendinite da panturrilha. Estes podem muitas vezes ser diferenciados da dor venosa em que a dor pode piorar com a marcha, em vez de ocorrer depois. , , ] ]