casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais do cardo leiteiro Thisilyn

Silybum marianum, comumente conhecido como leite de cardo, é uma erva com benefícios para a função do fígado, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. As pessoas podem comprar extrato de cardo de leite sob o nome de Thisilyn, um produto que contém 175 mg de cardo de leite em forma de cápsula, padronizado para 80% do ingrediente ativo silimarina. A Nature's Way explica que este extrato proprietário se dissolve mais rápida e facilmente no trato digestivo do que outras marcas, permitindo a máxima absorção. Thisilyn pode ser particularmente benéfico para pessoas que bebem álcool, fumam ou estão expostas a poluentes ambientais. Cardo de leite é geralmente considerado como seguro, e os efeitos colaterais são incomuns.

Efeitos colaterais gastrointestinais

Algumas pessoas experimentam efeitos colaterais gastrointestinais ao tomar leite de cardo. Como listado pela Universidade de Maryland Medical Center e do Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, esses efeitos podem incluir dores de estômago e inchaço. Cardo de leite tem um efeito laxante suave, que pode levar a diarréia em alguns indivíduos, especialmente quando se toma doses maiores.

Reação alérgica

Embora seja improvável, algumas pessoas podem experimentar uma reação alérgica ao cardo de leite, de acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa. Isso é mais comum quando alguém é alérgico a outras plantas da família aster. Estas plantas incluem alcachofras, crisântemo, margarida, calêndula e ragweed. Os sinais de alergia ao cardo mariano incluem erupção cutânea ou urticária, nariz entupido ou escorrendo, sibilos ou dificuldade para respirar e inchaço na boca ou garganta.

Considerações hormonais

Cardo de leite, incluindo a marca Thisilyn, contém substâncias chamados flavonóides que têm atividade semelhante ao estrogênio. A erva pode estimular as contrações uterinas e a menstruação, de acordo com o Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, para que as mulheres grávidas não tomem cardo de leite. Além disso, a Universidade de Maryland Medical Center recomenda que pessoas com histórico de cânceres relacionados a hormônios ou que estejam em risco aumentado para esses cânceres não tomem cardo de leite. Esses cânceres incluem mama, ovário, próstata e útero.