casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Testes e Diagnóstico para Fibromialgia

A fibromialgia é difícil de diagnosticar, pois seus sintomas são semelhantes a outras doenças. A fibromialgia é conhecida como um diagnóstico de exclusão, ou seja, outras condições que são plausíveis precisam ser investigadas e descartadas por um profissional de saúde.

Em 1990, foram desenvolvidos critérios formais para diagnosticar a fibromialgia usando o número e localização de pontos sensíveis no corpo chamados “pontos de gatilho”. No entanto, em 2010, os critérios diagnósticos mudaram à medida que a pesquisa revelou uma associação entre essa condição e a hipersensibilidade do sistema nervoso à dor.

Old criteria

Em 1990, o American College of Rheumatology criou os seguintes critérios para o diagnóstico da fibromialgia: 1. O paciente tem uma história de dor generalizada presente por pelo menos três meses em ambos os lados do corpo. 2. Existem pelo menos 11 dos 18 gatilhos definidos /pontos sensíveis presentes no corpo.

Novos critérios

Em 2010, os pacientes relataram e as pesquisas mostraram cada vez mais que a fibromialgia era mais complicada do que apenas tendo pontos sensíveis, a faculdade de Reumatologia da América desenvolveu novos critérios para um diagnóstico de fibromialgia:

Número de pontos sensíveis em 19 áreas definidas do corpo

Sintomas que duram pelo menos três meses em um nível similar

Nível de gravidade dos seguintes sintomas:

Fadiga

Despertando sem resposta

Problemas cognitivos (memória ou pensamento)

Nenhum outro problema de saúde que explicaria a dor e outros sintomas

Descartar outras doenças

O seu médico quererá fazer uma boa história e físico para avaliar cada sintoma e descartar outros doenças. Ele /ela deve examinar as áreas que são macias para você, certificando-se de que não há mais nada causando a dor. Não há laboratórios ou raios-X que podem diagnosticar a fibromialgia, mas às vezes esses testes são úteis para descartar outras doenças, por exemplo, anormalidades da tireóide ou problemas musculares.

Algumas doenças que um médico pode testar incluem: síndrome de taquicardia ortostática postural (POTS), problemas de estômago e intestino, transtorno de pânico, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), hiper ou hipotireoidismo, problemas musculares, apneia do sono, anormalidades da coluna cervical, lúpus eritematoso (LES), polimialgia reumática, artrite reumatóide, síndrome da fadiga crônica e síndrome da dor miofascial.

Como você pode ver, há uma infinidade de coisas que podem imitar os sintomas da fibromialgia, dificultando o diagnóstico correto longe. Essa investigação pode ser rápida ou demorar um pouco, dependendo dos sintomas. Ajuda se você tiver um médico que esteja familiarizado com a fibromialgia.

Se nada se encaixa, o médico deve considerar a fibromialgia. O médico pode usar os critérios como um guia, bem como ter uma ideia de quão “hipersensível” um paciente é, ou como “alterar” o processamento da dor do paciente. , , ] ]