casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Menopausa e rigidez muscular

Quando você passa pela menopausa, as flutuações hormonais alteram a composição corporal. A perda de massa muscular e o acúmulo de gordura podem causar desconforto e rigidez em seus músculos e articulações. Seu médico pode recomendar medicamentos ou mudanças no estilo de vida para tratar a rigidez muscular que ocorre durante a menopausa.

Quando você envelhece e passa pela menopausa, perde a cartilagem entre as articulações. Fluido entre as articulações diminui e você pode achar que suas articulações são menos flexíveis. Um efeito colateral das alterações inclui rigidez nas articulações e músculos. As fibras musculares encolhem à medida que as mulheres envelhecem e o tecido perdido é substituído a um ritmo muito mais lento. As mudanças no músculo diminuem a capacidade de contrair músculos. A rigidez pode resultar da rigidez dos músculos.

A diminuição do estrogênio pode ser um fator de atribuição para a rigidez muscular experimentada por mulheres na menopausa e pós-menopausa. As mulheres que passaram pela menopausa têm menos massa muscular magra do que as mulheres que ainda não passaram pela menopausa. Embora o envelhecimento cause uma perda de massa muscular, acredita-se que alterações na liberação de hormônios aceleram a rapidez com que o músculo se perde e diminui a função muscular.

Considerações Como a redução do estrogênio afeta a função muscular na menopausa mulheres, o seu médico pode recomendar a terapia de reposição hormonal como um método para tratar a rigidez e o desconforto. De acordo com uma pesquisa publicada em 2003 no "Journal of Endocrinological Investigation", estudos mostraram relatos conflitantes sobre se a terapia de reposição hormonal é útil para sintomas relacionados a mudanças na composição corporal.

Prevenção /Solução

rigidez nos músculos e diminuição no tamanho que ocorrem durante a menopausa, fazer alterações em sua dieta e regime de exercícios. De acordo com um estudo de 2009 publicado no “Journal of Musculoskeletal and Neuronal Interactions”, a baixa ingestão de proteína e a diminuição da atividade física podem ser atribuídas a problemas musculares que afetam as mulheres na menopausa. Coma uma dieta cheia de proteínas magras, como peixe, peito de frango, peru sem pele, feijão e laticínios com baixo teor de gordura. Participe de atividades de treinamento aeróbico e de força por no mínimo 30 minutos na maioria dos dias da semana.