casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Exercícios Síndrome de Arnold-Chiari

A malformação de Arnold-Chiari, ou ACM, também pode ser chamada de síndrome de malformação cerebelomedular, deformidade de Arnold-Chiari, síndrome de Arnold-Chiari, malformação de Chiari ou simplesmente Chiari. É um defeito estrutural que afeta o cerebelo, ou a área do cérebro que controla o equilíbrio. Certos tipos de exercício devem ser evitados, mas atividades que ajudam no equilíbrio, dor de cabeça, dor no pescoço e rigidez são encorajadas.

Considerações

Assim como os especialistas usam termos diferentes para descrever essa síndrome, eles também diferem no número. de tipos da malformação que são reconhecidos. De acordo com a Arkansas Spinal Cord Commission, existem três tipos. O Hospital Infantil da Universidade de Chicago reconhece quatro tipos de malformações. Este artigo incidirá sobre o tipo I, que pode passar despercebido na infância até que você comece a sentir sintomas como dor de cabeça, dor no pescoço e problemas de equilíbrio durante a adolescência ou a idade adulta. Porque ACM afeta seu equilíbrio, você pode sofrer de problemas com tonturas, fraqueza muscular e dormência, dores de cabeça, problemas oculares e desafios com coordenação. Indivíduos com tipo II têm sintomas que podem ser tratados com medicação e o tipo III pode resultar em paralisia permanente. Comer também reconhece o tipo IV, que é caracterizado por uma ausência de desenvolvimento cerebral normal. O tipo de ACM que você tem ditará os exercícios que são melhores para você.

Exercício geral

Antes de iniciar qualquer exercício, consulte seu médico ou fisioterapeuta para obter aprovação. Atividades que previnem o estresse do pescoço são essenciais. Andar a pé é um bom lugar para começar, mas certifique-se de usar sapatos altamente almofadados e de apoio para reduzir o pescoço e o cerebelo enquanto se movimenta. Ciclismo e exercícios aquáticos também são úteis. De acordo com o neurocirurgião Jon Oro, M.D., qualquer exercício que coloque estresse em seu pescoço deve ser evitado. Ele sugere evitar o levantamento de peso e outros exercícios que exigem que você dobre o pescoço.

Exercícios de Brandt-Daroff

Como o equilíbrio pode ser um desafio na ACM tipo I, uma rotina de exercícios chamada Brandt-Daroff pode ser útil para ajudar a melhorar seus sintomas. Sente-se na sua cama perto do meio com as pernas para o lado. Deite-se no seu lado direito e vire a cabeça para um ângulo de 45 graus, de modo que você esteja olhando para o teto. Mantenha essa posição até que qualquer sintoma de tontura passe. Sente-se e olhe para a frente por 30 segundos. Repita o exercício deitando-se do seu lado esquerdo e repetindo os passos. Para evitar cair, peça a alguém para acompanhá-lo enquanto realiza estes exercícios.

Exercícios Cervicais

Dr. Murray Grossman sugere que, se você sofre de dores de cabeça, exercícios que você faz quando está no chuveiro podem ajudar. Mas antes de começar qualquer exercício, discuta-o com o seu médico que determinará se ele é seguro para você. Grossman sugere ficar de pé no chuveiro com a água voltada para a parte de trás do pescoço e dos ombros. Lenta e suavemente vire a cabeça como se estivesse tentando olhar para trás. Não estique demais os músculos nem gire demais o pescoço. Não dobre seu pescoço.