casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos do envelhecimento na ereção masculina

Dizem que os homens atingem seu pico sexual em algum momento dos seus vinte e poucos anos. Depois de chegarem a esse ponto, podem ter vários problemas com o desempenho sexual. O pênis, como qualquer órgão, está propenso a ter alguma dificuldade à medida que os homens envelhecem. Enquanto muitos destes problemas podem ser resolvidos medicamente, existem alguns que podem exigir algum tratamento psicológico para resolver. A questão mais comum que os homens podem ter é a disfunção erétil. A disfunção erétil é classificada como uma incapacidade para os homens de obter ou manter uma ereção por tempo suficiente para penetração ou intercurso sexual. Essa disfunção sexual afeta 50% de todos os homens com idades entre 40 e 69 anos e quase 70% dos homens com mais de 70 anos. Isso pode ser causado por vários fatores. Pode não haver hormônios circulantes suficientes no corpo ou pode haver algum dano nos nervos do pênis. Homens que são afetados pela hipertensão arterial, diabetes, distúrbios neurológicos, tabagismo pesado ou trauma pélvico também podem afetar a capacidade de um homem para manter uma ereção.

A ejaculação precoce

A ejaculação precoce também pode afetar os homens à medida que envelhecem . Com esse distúrbio, os homens podem atingir uma ereção, mas atingem o orgasmo antes da penetração ou logo depois. Muitas vezes, a ejaculação precoce é causada por uma resposta psicológica a estímulos externos. Se um homem está estressado ou emocionalmente perturbado, isso pode causar isso. Quando isso ocorre, o homem pode ficar ansioso com a repetição, o que pode fazer com que isso aconteça novamente. Existem vários remédios, incluindo mais relações sexuais, exercícios pélvicos, e procurar tratamento de um profissional de saúde mental.

Infertilidade

Infertilidade pode ser um grande fator como um homem envelhece. Esse problema pode estar ligado à disfunção erétil ou pode ser um problema em si mesmo. Se um homem é incapaz de sustentar uma ereção, pode ser uma resposta biológica à infertilidade. À medida que os homens envelhecem, pode haver um número reduzido de espermatozóides que podem dificultar a concepção de um filho. Além disso, podem ocorrer bloqueios que impedem que o esperma saia do pênis ou que o espermatozóide não seja mais tão eficaz quanto antes. À medida que os homens envelhecem, eles têm uma chance maior de serem afetados por poluentes ambientais, infecções, traumas e medicamentos prescritos com os quais possam ter entrado em contato durante toda a vida. Todas essas coisas podem ser um fator de infertilidade em homens mais velhos. Para combater isso, um casal pode precisar procurar drogas de fertilização ou formas alternativas de concepção.