casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais de ioimbina

A ioimbina é um alcaloide derivado da casca do Pausinystalia yohimbe, uma árvore perene encontrada na África Ocidental. O cloridrato de ioimbina é a forma padronizada de ioimbina encontrada em cápsulas sem receita médica. É usado para tratar a disfunção sexual e também é comercializado como uma substância para suprimir o apetite, aumentar o desejo sexual e perder gordura. A ioimbina é uma poderosa erva psicoativa e na forma de pó tem sido usado como um alucinógeno.

Problemas Gastrointestinais

A dor gastrointestinal é o efeito colateral mais comum da ioimbina, e pode incluir náuseas, vômitos e diarréia. Se você tem úlceras gástricas ou duodenais, não tome ioimbina.

Coração e pressão arterial A ioimbina pode causar retenção de líquidos, dor no peito e dificuldade para respirar. Também pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca para níveis perigosos. Em doses excessivas, a ioimbina pode causar ritmo cardíaco anormal, pressão arterial excessivamente baixa e até a morte. Pergunte ao seu médico se o seu coração está saudável o suficiente para tomar a ioimbina e siga cuidadosamente os conselhos sobre dosagem.

Desordens Geniturinárias

A ioimbina pode aumentar a frequência urinária. Pesquisa relatada na edição de dezembro de 2009 do Journal of Medical Toxicology mostra que a ioimbina também pode causar priapismo, uma ereção dolorosa, anormalmente persistente.

Sistema Nervoso

A ioimbina afeta o sistema nervoso central (SNC) e pode produz ansiedade, irritabilidade, tremores e insônia. O uso da ioimbina em combinação com outros medicamentos do SNC aumentará o efeito total dos medicamentos. Em estudos com animais, altas doses de ioimbina causaram convulsões.

Problemas psiquiátricos

A poxvim pode desencadear reações como ataques de pânico ou episódios maníacos. Pode ser perigoso usar a ioimbina se estiver tomando benzodiazepínicos, antidepressivos tricíclicos ou fenotiazinas (encontrados em alguns antipsicóticos e anti-histamínicos). Se você tem um histórico de doença mental, converse com seu médico antes de tomar yohimbina.

Doença de Alzheimer

Se você tem doença de Alzheimer e está sendo tratado com fisostigmina, a ioimbina pode ter um efeito estimulante e pode causar para ser agitado e inquieto.

Yohimbina pode interferir com a coagulação do sangue normal, por isso não tome se estiver a tomar outros anticoagulantes. Pode também afetar as plaquetas sanguíneas e diminuir perigosamente a contagem de glóbulos brancos.

Sempre use um extrato padronizado para ter certeza da dose, pois a quantidade de ioimbina pode variar de planta para planta. Não use ioimbina se estiver grávida ou amamentando.

Não use ioimbina se tiver algum tipo de problema cardíaco, hepático ou renal.

Evite comer alimentos que contenham tiramina. , como queijo, alimentos fermentados, iogurte, cerveja, fermento e vinho.

Evite medicamentos que contenham fenilefrina e fenilpropanolamina, que são normalmente encontrados em remédios para tosse e descongestionantes vendidos sem receita.

Evite beber álcool se estiver a tomar ioimbina.