casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como a pressão arterial responde ao exercício isométrico?

A pressão arterial é definida como a pressão exercida pelo sangue contra as paredes das artérias. Medido em milímetros de mercúrio, ou mmHg para breve, a pressão arterial é avaliada usando um manguito inflável chamado esfigmomanômetro. A pressão arterial flutua constantemente ao longo do dia, mas se o seu coração está trabalhando mais do que o habitual - por exemplo, durante o esforço físico - sua pressão arterial pode aumentar significativamente. Exercício isométrico pode causar uma elevação muito dramática na pressão arterial, o que pode ser perigoso se você sofre de hipertensão.

Sobre o Exercício Isométrico

Uma contração muscular isométrica ocorre quando a tensão é gerada dentro de um músculo, mas o comprimento de o músculo não muda. As contrações isométricas são às vezes chamadas de contrações estáticas. Exercícios que são classificados como isométricos incluem o agarre de parede e pranchas abdominais. As contrações isométricas geralmente envolvem uma forte manobra de Valsalva, que é um dos principais fatores que afetam a pressão arterial durante o exercício isométrico.

A manobra de Valsalva

A manobra de Valsalva descreve uma exalação forçada contra uma epiglote fechada, que acontece sempre que você se esforça para levantar algo pesado e especialmente no exercício isométrico. A manobra de Valsalva aumenta a pressão intra-abdominal, que é necessária para estabilizar sua coluna a partir de dentro, mas também causa um aumento dramático na pressão sanguínea. De acordo com "The Essentials of Exercise Physiology", de William McArdle, Frank Katch e Victor Katch, a manobra de Valsalva pode fazer com que a pressão arterial suba de um nível de repouso normal de 120 mmHg para mais de 300.

Isquemia Muscular

O sangue normalmente flui sem impedimento através das veias e artérias Quando um músculo se contrai de forma isométrica, o fluxo sanguíneo é interrompido e a pressão se acumula com o sistema circulatório, como quando uma represa é construída sobre um rio que flui rapidamente. Quando a contração é relaxada, a circulação sanguínea e a pressão devem voltar ao normal, mas se a pressão arterial já estiver elevada, essa interrupção do fluxo sangüíneo pode levar a leituras perigosamente altas. > Considerações médicas

Na maioria dos indivíduos saudáveis, os exercícios isométricos e o aumento associado da pressão arterial são de pouca importância, mas se a pressão arterial já estiver elevada, a A elevação da pressão arterial pode ser perigosa ou mesmo fatal. Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, aqueles com pressão alta devem evitar o exercício isométrico e realizar a manobra de Valsalva; fazer isso pode ter um efeito negativo sobre a saúde cardiorrespiratória. - Evitar a hipertensão induzida pelo exercício

Para minimizar suas chances de aumentar perigosamente os níveis de pressão arterial, o ACSM sugere que você assegure que respira com suas repetições de exercícios e não use pesos excessivamente pesados ​​que causam tensão. Os exercícios só devem ser realizados para formar um fracasso - o ponto em que você se sente incapaz de continuar sem esforço. Exercícios como supino declinar e leg press e exercícios pesados ​​devem ser evitados; estes tendem a elevar a pressão arterial mais do que outros exercícios. Exercícios isométricos devem ser evitados se você tem histórico de hipertensão.