casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

VLDL vs. LDL

A fim de mover-se através de sua corrente sanguínea, colesterol, gordura e algumas proteínas precisam de certos portadores chamados lipoproteínas. Exames de colesterol geralmente medem a quantidade de lipoproteínas específicas no sangue, e essa medida revela indiretamente o nível de colesterol no sangue. No entanto, as lipoproteínas também carregam outras substâncias além do colesterol. Compreender a diferença entre duas lipoproteínas, LDL e VLDL, pode ajudá-lo a compreender melhor os testes de colesterol que você sofre.

Lipoproteínas

As lipoproteínas são partículas que permitem que moléculas lipossolúveis, como colesterol e gordura, se movam. através do ambiente aquoso de sua corrente sanguínea. As lipoproteínas consistem em um núcleo de colesterol e gordura, cercados por fosfolipídios e proteínas, de acordo com a Universidade de Washington. Essa estrutura separa o material do núcleo insolúvel do ambiente externo. Lipoproteínas são categorizadas dependendo da quantidade de colesterol e gorduras que carregam. Alguns exemplos de lipoproteínas incluem lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, e lipoproteína de densidade muito baixa, ou VLDL.

VLDL

Lipoproteína de densidade muito baixa, VLDL, é raramente relatada em um teste de colesterol porque não contém quantidades substanciais de colesterol. Em vez disso, o VLDL é preenchido com triglicérides, que são uma forma de gordura comumente vista na corrente sanguínea, segundo relatórios da Mayo Clinic. Assim, medindo os níveis de VLDL no sangue, os médicos são capazes de determinar indiretamente a quantidade de gordura que circula na corrente sanguínea. Valores normais para VLDL na faixa de sangue de 5 a 40 mg /dL

LDL

O termo LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, é mais comumente conhecido que VLDL. Níveis de LDL, também conhecidos como "colesterol ruim", são freqüentemente relatados em um teste de colesterol de rotina. Em vez de conter grandes quantidades de triglicerídeos, o LDL carrega a maior parte do colesterol do seu corpo. O LDL pode se acumular no sangue e causar doenças e complicações. Para pessoas com risco de doença cardíaca, um nível de LDL abaixo de 100 mg /dL é ideal. FamilyDoctor.org diz. Qualquer valor de LDL entre 100 e 129 mg /dL está próximo do ideal, enquanto 130 a 159 é rotulado como alto limítrofe. Um valor de LDL igual ou superior a 160 coloca você na categoria de alto risco.

Níveis elevados de VLDL e LDL

Altos níveis de VLDL e LDL geralmente se correlacionam com a doença. Embora ambas as lipoproteínas tenham moléculas diferentes, níveis altos freqüentemente levam a doenças cardíacas ou vasculares. Níveis elevados de VLDL são frequentemente associados à doença arterial coronariana, que é uma condição causada pela oclusão dos vasos que irrigam o coração. A doença arterial coronariana pode levar a ataques cardíacos e derrames, adverte Mayo Clinic.

Alto níveis de LDL normalmente significam níveis elevados de colesterol. As partículas de LDL podem se acumular na corrente sanguínea e entrar nas paredes dos vasos sanguíneos. Uma vez nas paredes, o LDL forma uma placa que faz com que as artérias endurecem e se estreitam. Isso é chamado de aterosclerose. A aterosclerose pode levar a um aumento da pressão arterial e doenças cardíacas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. , , ] ]