casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Remédios fitoterápicos podem ajudar o colesterol alto?

Ter colesterol elevado pode aumentar o risco de outras condições de saúde, como derrame e doença cardíaca. Mudar sua dieta e fazer mais exercícios pode ajudar a diminuir o colesterol, assim como tomar certos medicamentos prescritos. Embora a evidência ainda é preliminar, alguns remédios à base de plantas também podem ajudar a reduzir o colesterol.

Aloe Vera

Um estudo publicado em "Planta Medica" em 2012 descobriu que diabéticos com colesterol alto que tomaram cápsulas de 300 miligramas de aloe vera duas vezes por dia durante dois meses, juntamente com seus medicamentos para diabetes reduziu o colesterol total e lipoproteína de baixa densidade sem experimentar quaisquer efeitos adversos significativos. MedlinePlus observa que pessoas que tomam 10 a 20 mililitros de aloe por dia podem reduzir seus níveis de colesterol em até 18% e seus níveis de triglicerídeos em até 30%. Não use produtos de babosa feitos com a folha inteira, pois estes contêm látex de aloe e podem causar efeitos adversos, incluindo problemas renais e cardíacos e fraqueza muscular.

Psyllium loiro

Tomando 10 a 12 gramas de louro psyllium por dia com suas refeições como parte de uma dieta com baixo teor de gordura por pelo menos sete semanas pode reduzir seu colesterol total em até 14% e seu colesterol LDL em até 10% se você tiver colesterol leve a moderadamente alto, de acordo com MedlinePlus . Psyllium loiro tende a ter maiores efeitos de redução de colesterol em pessoas com menos de 60 anos do que em pessoas mais velhas. Este suplemento pode interferir com certos medicamentos, incluindo anticoagulantes, medicamentos para diabetes, lítio e carbamazepina. As pessoas que não toleram estatinas podem usar arroz vermelho fermentado para reduzir o colesterol . Um estudo publicado em "Annals of Internal Medicine" em junho de 2009 descobriu que as pessoas que tomavam suplementos de arroz vermelho reduziam seu colesterol total e LDL mais do que aqueles que tomavam placebo sem quaisquer efeitos adversos nos níveis benéficos de colesterol de lipoproteína de alta densidade ou aumento da dor.

Chá Verde

Beber chá verde pode ajudá-lo a controlar seus níveis de colesterol. Um artigo publicado no "Journal of Nutritional Biochemistry" em março de 2007 observa que o chá verde e as substâncias benéficas que ele contém, chamadas catequinas, podem limitar a absorção de gorduras e colesterol em seu corpo, potencialmente ajudando a diminuir os níveis de colesterol. Extrato de um estudo preliminar publicado em 2009 no "American Journal of Chinese Medicine" descobriu que os ratos alimentados com uma dieta rica em colesterol que receberam extrato de frutas Hawthorn experimentaram reduções no seu colesterol LDL, colesterol total e triglicérides em comparação com camundongos alimentados com a mesma dieta sem extrato de frutas de espinheiro. Mais pesquisas são necessárias para verificar se o fruto do espinheiro causa um efeito semelhante nas pessoas.

Sementes de feno-grego

O pó de semente de feno-grego é outro tratamento com ervas em potencial para o colesterol elevado. Diabéticos com níveis elevados de colesterol, administrados com 25 miligramas de pó de feno-grego duas vezes por dia, apresentaram decréscimos no colesterol total e LDL em comparação com pessoas que não receberam o suplemento durante o curso de seis semanas de um estudo publicado no Bangladesh Journal of Pharmacology em 2006.