casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Óleo de peixe deve afetar meu PSA?

Um homem que tem altos níveis de PSA - antígeno específico da próstata - tem um risco elevado de contrair câncer de próstata. Mas seus níveis de PSA não determinam se você realmente tem ou terá câncer de próstata. Um estudo publicado na revista médica "PLoS One", de 17 de abril de 2013, afirma que os produtos químicos em peixes gordurosos salgados ou defumados aumentam o risco de câncer de próstata, mas o óleo de peixe é realmente protetor contra o câncer. Pesquisa sobre o risco de câncer de peixe e óleo de próstata é conflitante.

PSA e câncer de próstata

As células de próstata de um homem produzem PSA. Seus níveis de PSA aumentam naturalmente com a idade. Os médicos testam os níveis de PSA como uma forma de determinar o risco de câncer de próstata. Se você tem câncer de próstata, os médicos testarão seus níveis de PSA para avaliar a progressão da doença. Nenhum nível de PSA é considerado normal ou anormal, mas o seu médico irá pesar a sua idade, raça e outros fatores, bem como os níveis de PSA. Parâmetros gerais para níveis saudáveis ​​de PSA variam de menos de 2,5 nanogramas por mililitro para homens com menos de 50 anos a menos de 6,5 nanogramas por mililitro para homens com mais de 70 anos.

Estudo

Dr. Theodore Brasky e outros pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson descobriram uma ligação entre o consumo de óleo de peixe, níveis mais altos de PSA e câncer de próstata. O estudo de sete anos incluiu mais de 3.400 homens com idade entre 55 e 84 anos. O estudo descobriu que homens com níveis mais altos de ácidos graxos ômega-3, as gorduras saudáveis ​​do óleo de peixe, tinham níveis mais altos de PSA do que os homens com níveis mais baixos. "omega-3 fatty acids.", 1],O DHA nos ácidos graxos ômega-3 coloca os homens em maior risco de uma forma agressiva de câncer de próstata, mas não de ter câncer de próstata de baixo grau, segundo o estudo publicado no “American Journal of Epidemiology” em abril de 2011.

Pesando Riscos

Brasky disse "The New York Times" em um artigo de 2 de maio de 2011 que os resultados de sua pesquisa o surpreenderam. Mas ele disse que o estudo, que também descobriu homens com altos níveis de ácidos graxos trans com risco reduzido de câncer de próstata, não significa que você deva mudar sua dieta. "O risco de um homem morrer de doença cardíaca é muito maior do que o risco de câncer de próstata de alto grau, o que é muito raro." Uma dieta saudável inclui óleo de peixe e outros ácidos graxos ômega-3 e elimina a maioria das gorduras trans. Considerações

Um simples exame de sangue pode medir seus níveis de PSA. Você não deve ejacular dentro de 48 horas após o teste, pois pode elevar incorretamente os níveis de PSA. Algumas ervas e medicamentos também podem reduzir falsamente seu PSA. Informe o seu médico antes do teste sobre todos os medicamentos prescritos e suplementos dietéticos que você toma.As substâncias conhecidas por causar níveis falsos de PSA incluem finasterida, saw palmetto, nilutamide e dutasteride.Se você tomar suplementos de óleo de peixe, não tome mais de 3 gramas por dia - quantidades maiores podem impedir que o sangue coagule adequadamente e também elevar a lipoproteína de baixa densidade - colesterol "ruim".