casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O efeito dos produtos de soja na terapia com varfarina

A varfarina, que muitas vezes é vendida sob o nome de marca Coumadin, é um medicamento anticoagulante que é amplamente utilizado para prevenir ou tratar coágulos sanguíneos. Encontrar a dose certa de varfarina pode ser difícil, e o desafio é dificultado pela interação de muitos alimentos e produtos fitoterápicos, incluindo produtos de soja. Como com qualquer suplemento de saúde, pergunte ao seu médico antes de consumir produtos de soja ao tomar warfarina.

Interação

Os produtos de soja são um dos alimentos que podem causar interações potencialmente perigosas com a varfarina. Em pelo menos um caso relatado, o consumo de leite de soja reduziu a eficácia da varfarina, relata o Centro Médico Langone da Universidade de Nova York. A redução da atividade da varfarina aumenta o risco de formação de coágulos sanguíneos, o que pode aumentar o risco de efeitos graves para a saúde, como derrame e embolia pulmonar.

A eficácia da varfarina é avaliada por uma medida chamada relação normalizada internacional, ou INR. A ingestão de leite de soja causou reduções no INR a níveis ineficazes em um paciente que estava recebendo uma dose estável de varfarina, explica um artigo publicado na edição de dezembro de 2002 da revista "Annals of Pharmacotherapy". Depois que o paciente parou de beber leite de soja, seus níveis de INR retornaram ao intervalo efetivo.

Warfarin retarda a coagulação do sangue, inibindo a ação da vitamina K, um jogador vital na série de reações bioquímicas que resultar na coagulação do sangue. Os produtos de soja contêm altos níveis de vitamina K. Comer alimentos que contêm altos níveis de vitamina K, como produtos de soja, pode neutralizar a atividade da varfarina, possivelmente necessitando de uma dose maior de varfarina, aconselha HealthFinder.gov.

Recomendações