casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Janumet e perda de peso

O ganho de peso está amplamente associado a morbidades médicas. A metformina, o ingrediente ativo do Janumet, demonstrou diminuir o peso e melhorar as condições relacionadas à obesidade, incluindo anormalidades na manutenção da glicemia e nos níveis de insulina. Este composto mostra potencial para controle de peso, mas sempre consulte um médico antes de usar qualquer medicação ou suplemento.

Janumet

Janumet é o nome comercial de um medicamento comercial, uma combinação de sitagliptina e metformina, aprovado para tratar o diabetes tipo II pelo FDA em 2006. A metformina pode estimular a ação da insulina para reduzir a glicose no sangue. Quando usada adequadamente, a metformina causa poucos efeitos adversos e supostamente é benéfica no controle do peso e como medicação diabética para aqueles com sobrepeso e obesidade, mas com função renal normal.

Controle do peso com metformina

na edição de janeiro de 2008 do “Journal of American Medical Association”, pesquisadores testaram a eficácia da metformina em pacientes psiquiátricos que experimentaram ganho de peso induzido por medicação e função irregular da insulina. O estudo randomizado controlado de dois anos envolveu pacientes que haviam ganhado mais de 10% de seu peso antes do tratamento. Os pacientes continuaram suas medicações antipsicóticas e foram aleatoriamente designados para receber placebo, metformina isolada, metformina e intervenção no estilo de vida, ou apenas intervenção no estilo de vida. O estudo constatou que o grupo de estilo de vida mais metformina teve reduções significativas no índice de massa corporal, IMC e circunferência da cintura. O grupo metformina-sozinho também mostrou diminuições no IMC, resistência à insulina e circunferência da cintura, mas um pouco menos do que o grupo também recebeu informações sobre estilo de vida. Os autores concluíram que o tratamento com estilo de vida mais metformina foi significativamente superior à metformina isolada, que, por sua vez, melhorou significativamente em relação ao grupo placebo para reduções no peso, IMC e circunferência da cintura.

A edição de fevereiro de "Diabetes" publicou um estudo sobre se o tratamento com metformina causa perda de peso e melhora os sintomas relacionados à obesidade em crianças obesas e resistentes à insulina. Os pesquisadores conduziram um estudo com crianças gravemente obesas, resistentes à insulina, com idades entre 6 e 12 anos, designadas para grupos aleatórios. Os grupos receberam metformina ou placebo duas vezes por dia durante 6 meses e participaram de um programa mensal de redução de peso administrado por nutricionista. Os resultados indicaram que as crianças prescritas com metformina tiveram significativamente maiores reduções no IMC, peso corporal e massa gorda. A resistência à insulina também foi menor em crianças tratadas com metformina do que em crianças tratadas com placebo. No entanto, os pesquisadores observaram que os sintomas gastrointestinais foram significativamente mais prevalentes em crianças tratadas com metformina, o que limitou a dosagem em alguns participantes. O estudo concluiu que a metformina teve efeitos modestos, mas encorajadores, no peso corporal, composição corporal e homeostase da glicose.

Efeitos Colaterais Relatados

Em outro estudo investigando a obesidade infantil e o uso de metformina, publicado na edição de novembro de 2010 ", pesquisadores compararam os efeitos de três tipos de regimes de drogas e um placebo em crianças e adolescentes obesos que não perderam peso meses após a modificação da dieta e exercício. Após o julgamento de 12 semanas, o IMC dos participantes que receberam metformina diminuiu significativamente, enquanto a diminuição não foi significativa no grupo placebo.A circunferência da cintura também diminuiu significativamente no grupo que recebeu metformina, e não foram relatados efeitos colaterais graves de drogas.