casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Tapeworms humanos e perda de peso

As nevascas, vermes parasitas, vivem no trato intestinal de animais e podem ser transmitidas aos seres humanos através de alimentos ou água contaminada com ovos de tênia. Rumores não confirmados de celebridades que perderam grandes quantidades de peso citam a infestação de tênia nesses indivíduos como o modo escolhido para essas perdas. Isso pode parecer uma maneira prudente - e despreocupada - de perda de peso, mas as muitas complicações que podem surgir de tal escolha mostram o contrário.

Fatores de risco

Certos fatores aumentam o risco de infecção por tênia, equinococose, observa Mayoclinic.com. Esses fatores são: más práticas de higiene, comer carnes cruas ou mal cozidas, viajar para países em desenvolvimento e exposição ao gado. Além disso, o contato próximo com os cães também pode levar à equinococose. Nos Estados Unidos, as áreas onde a infecção por tênia ocorre com maior frequência são o Alasca e o Sudoeste.

Sintomas

Todas as infestações de tênia não são criadas igualmente. Algumas infestações são limitadas ao trato intestinal, enquanto outras se movem para fora do intestino e invadem outros órgãos.

Se o envolvimento do parasita é apenas no intestino, esses sintomas podem estar presentes: náusea, diarréia, perda de apetite, fraqueza, dor abdominal, perda de peso e má absorção de nutrientes. A fome também pode ser um sintoma de infecção por tênia.

A infecção por tênia que se torna invasiva - migra para órgãos do corpo e forma cistos - pode não apresentar sintomas por 20 a 30 anos, aconselha a Academia Americana de Médicos de Família. Os sintomas da infecção por tênia invasiva variam muito, dependendo dos órgãos envolvidos. Convulsões, febre, dor no peito, icterícia, fezes com sangue, dor de cabeça ou tosse que não desaparece são alguns dos possíveis sintomas de echinococcosis invasiva.

Complicações

Complicações de um verme intestinal são incomuns mas quando a tênia cresce, ela pode bloquear seus ductos biliares ou pancreáticos. Complicações de infecções invasivas por tênia podem incluir comprometimentos do cérebro e do sistema nervoso central, ruptura da função de órgãos e até a morte. A mais comumente ocorrência de infecção por tênia é causada pela tênia anã, de acordo com o Centers for Disease. Divisão de Controle e Prevenção de Doenças Parasitárias. A tênia anã cresce até cerca de 2 centímetros de comprimento máximo. E, este tipo de infecção por tênia geralmente não leva à perda de peso. No Brasil, rumores no início do século 20 de que pílulas dietéticas estavam sendo vendidas se gabavam de conter cabeças de tênia e alguns segmentos do corpo. Alguns jóqueis e celebridades foram relatados para ter comprado essas pílulas, mas não há nenhuma prova de que vermes foram contidos nas pílulas.

Consultar o seu prestador de cuidados de saúde se você acredita ter sido exposto a vermes ou seus ovos ou apresentam sintomas de infecção por tênia. Os riscos de uma infecção por tênia não tratada superam a pequena chance de você perder peso.