casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos na saúde do ácido bórico

O ácido bórico é um ácido fraco que forma um pó branco solúvel em água. Ocorre naturalmente na água do mar, é encontrada em muitas plantas e na maioria das frutas, e tem sido usada desde a Grécia Antiga para limpeza e conservação de alimentos. A pesquisa moderna está encontrando uma base para o uso de ácido bórico na saúde humana e na medicina. Um estudo publicado em julho de 2010 na revista "Experimental and Toxicologic Pathology" testou a capacidade antioxidante do ácido bórico com no que diz respeito à sua capacidade de desintoxicar o corpo de envenenamento por metais pesados. O estudo analisou a genotoxicidade - danos no ADN - aos glóbulos brancos induzidos por arsénio, bismuto, cádmio, mercúrio e chumbo em culturas de sangue humano. O estresse oxidativo também foi avaliado medindo os níveis de glutationa - uma molécula antioxidante - nos glóbulos vermelhos. O estudo descobriu que o ácido bórico reduziu significativamente os efeitos genotóxicos causados por baixas doses desses metais pesados. Os pesquisadores concluíram que, com base em suas propriedades antioxidantes, o ácido bórico pode desempenhar um papel protetor no organismo e pode ser útil no desenvolvimento de alimentos funcionais e medicamentos.

Efeitos antifúngicos

A capacidade do ácido bórico inibir o crescimento de Candida albicans foi documentado em um artigo publicado no fevereiro de 2009 "Journal of Antimicrobial Chemotherapy". Preparações de tubo de ensaio de candida albicans foram testadas usando concentrações de ácido bórico que são seguras o suficiente para usar como um tratamento tópico para uma infecção por levedura humana. Os pesquisadores descobriram que, quando variavam a temperatura e a concentração de ácido bórico, as leveduras eram mais resistentes a altas concentrações de ácido bórico em temperaturas frias. Eles concluem que o ácido bórico é eficaz como uma ferramenta terapêutica, e eles postulam que o ácido bórico funciona inibindo a capacidade dos fungos para realizar o metabolismo.

Efeitos anti-câncer

Efeitos anti-câncer de bórico ácido foram encontrados no melanoma, uma forma de câncer de pele, em um estudo publicado em agosto de 2009 no jornal "The Analyst". O boro é encontrado naturalmente em alimentos e água potável, e em locais onde os níveis são baixos, uma correlação foi encontrada com uma maior incidência de câncer. O estudo descobriu que a viabilidade das células de melanoma diminuiu com o aumento da concentração de ácido bórico, e os pesquisadores concluíram que altas concentrações de ácido bórico têm um efeito antiproliferativo via promoção de morte celular programada por apoptose - de células de melanoma.

Outro estudo publicado em agosto de 2008, "Adesão e Migração Celular", encontrou um resultado semelhante em células de câncer de mama e próstata. O estudo comparou o ácido bórico com um parente próximo molecular chamado ácido fenilborônico. Ambos os compostos foram eficazes na redução da viabilidade de células cancerígenas após oito dias de tratamento; no entanto, o ácido fenilborônico foi o mais potente dos dois no que diz respeito à inibição das propriedades proliferativas e metastáticas das células cancerosas.

, , ] ]