casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O exercício ajuda com refluxo ácido?

refluxo ácido é um problema digestivo comum que muitas pessoas experimentam ocasionalmente. O refluxo ácido é o refluxo de ácido no esôfago. Uma forma mais grave desta condição é a doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE. Indivíduos com DRGE têm refluxo ácido mais de duas vezes por semana. Exercício oferece algumas vantagens para lidar com refluxo ácido, mas não vai curar a condição. Selecionando o momento certo e exercício pode ajudar a reduzir os incidentes de refluxo ácido.

Sistema Digestivo

O sistema digestivo é composto por uma série de órgãos ocos que se conectam e atravessam verticalmente mais de metade do corpo. Órgãos no trato digestivo incluem o estômago, intestinos, esôfago e boca. Quando você come, a comida entra na boca e desce pelo esôfago até o estômago. Os nutrientes absorvem o estômago antes que o lixo se transforme nos intestinos. O interior do estômago contém ácidos digestivos do pâncreas e do fígado. É este suco que flui para o esôfago durante um ataque de refluxo ácido.

Sintomas Quando você tem refluxo ácido, você sente uma sensação de queimação no peito e na garganta. Pode haver um gosto amargo na sua boca. Algumas pessoas têm dor torácica moderada a grave com refluxo ácido. Você pode ter uma sensação de lumplice na garganta. Como o ácido sobe a garganta, você pode ter o desejo de tossir. Exercício

O exercício é uma parte vital da manutenção da saúde e controle de peso. Um fator de risco para a DRGE é a obesidade. Indivíduos com excesso de peso podem ter uma maior incidência de refluxo ácido. Por este motivo, o exercício pode ajudar com a condição. Perder peso pode eliminar ou reduzir incidentes de refluxo ácido. O MedlinePlus recomenda o exercício como uma forma de combater a DRGE. Você não deve se exercitar depois de comer, no entanto. Isso pode causar o desenvolvimento de azia e desencadear o refluxo.

Um artigo de 26 de julho de 2010 no "The New York Times" afirma que diferentes formas de exercício podem induzir o refluxo ácido. Quanto mais agitação houver no exercício, maior a probabilidade de você acionar o refluxo. Por exemplo, correr envolve sacudir o corpo. Selecione exercícios que permitam o mínimo de agitação, como andar de bicicleta estacionária. A posição do corpo também pode ser um fator. Posições reclinadas ajudam a promover o refluxo ácido. A melhor abordagem envolve o posicionamento vertical. Deitar-se em um banco pode aumentar o refluxo. Exercício por si só não é algo que irá eliminar o refluxo ácido de sua vida, mas pode ajudar. Exercer pelo menos uma vez por semana e aumentar a fibra alimentar pode ajudá-lo a evitar a DRGE. Para evitar incidentes recorrentes de refluxo, manter um peso saudável, comer pequenas refeições e evitar frituras. Fumar afeta o mecanismo esfincteriano que mantém o ácido fora do esôfago e pode causar refluxo ácido. Se você achar que você tem refluxo ácido com freqüência, converse com seu médico sobre tratamentos de drogas para controlar a condição. Dor no peito, muitas vezes faz parte do refluxo ácido. Se você tem uma dor premente no peito que irradia para o seu braço ou mandíbula, isso pode ser um ataque cardíaco e não um refluxo ácido. Em caso de dúvida, procure ajuda médica imediatamente.