casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Manejo do TOC com Alimentação Saudável & Exercício

O transtorno obsessivo-compulsivo, ou TOC, é uma doença mental caracterizada por pensamentos obsessivos recorrentes e comportamentos repetitivos destinados a aliviar a ansiedade causada por esses pensamentos. Enquanto o Instituto Nacional de Saúde Mental lista medicação psiquiátrica e terapia comportamental como tratamentos de primeira linha para o TOC, especialistas em nutrição acreditam que o distúrbio pode ser parcialmente aliviado por meio de dieta e exercícios.

Características do TOC um distúrbio de ansiedade no qual comportamentos como contagem, limpeza e lavagem das mãos servem como uma defesa contra pensamentos obsessivos perturbadores. Uma pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo pode ter dificuldade em viver uma vida normal, talvez até mesmo incapaz de sair de casa sem verificar centenas de vezes para garantir que a porta esteja trancada ou que os aparelhos estejam desligados. TOC pode coexistir com outras doenças mentais, como depressão ou distúrbios alimentares. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, cerca de 2 por cento da população experiência TOC em algum grau.

Tratamentos convencionais

Terapia cognitivo-comportamental, em que uma pessoa que sofre de TOC sistematicamente desafia as crenças equivocadas que conduzir o distúrbio, tem se mostrado particularmente eficaz no tratamento do distúrbio. Uma forma de terapia cognitivo-comportamental adaptada ao TOC é a terapia de exposição, na qual o paciente confronta a fonte de seu medo com o terapeuta presente. Por exemplo, alguém que tem medo de germes pode entrar em um banheiro público e tocar na pia ou no vaso sanitário, depois resistir à vontade de lavar as mãos imediatamente. O Instituto Nacional de Saúde Mental relata que uma classe de medicamentos chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina também pode ser benéfica no tratamento do TOC.

Managing OCD With Diet of Medicine

Segundo o especialista em nutrição Dr. Ray Sahelian, autor de " MindBoosters, "alimentos que podem ser benéficos para quem sofre de TOC incluem aqueles ricos em ácido fólico e vitamina B12. Exemplos de alimentos ricos em ácido fólico incluem brócolis, banana, batata e produtos de soja, enquanto aqueles ricos em vitamina B12 incluem fígado e produtos lácteos. Vegetarianos estritos e veganos que sofrem de TOC podem se beneficiar de suplementos de vitamina B12, como levedura nutricional. Dr. Sahelian sugere que suplementos como 5HTP e flor de maracujá também podem ser úteis para transtornos de ansiedade. O exercício, que tem efeitos antidepressivos potentes, também pode ser útil no tratamento da ansiedade que assola pacientes com TOC. De acordo com a Mayo Clinic, as maneiras pelas quais o exercício pode ajudar a aliviar os sintomas do TOC incluem a liberação de neurotransmissores e endorfinas no cérebro e um aumento na temperatura do corpo, que pode ajudar a promover uma sensação de calma. Exercício também ajuda você a interagir socialmente com outros, constrói a auto-estima e distrai você de pensamentos preocupantes.

Considerações

Para algumas pessoas, os sintomas do TOC podem ser incapacitantes, apesar do melhor regime de dieta e exercício. Se você está sofrendo de sintomas de um transtorno de ansiedade, entre em contato com seu médico para encaminhamento a um psiquiatra ou psicólogo qualificado que possa fornecer um diagnóstico preciso. Dieta e exercício não são substitutos do tratamento por um profissional médico. Se você quiser fazer da nutrição e da atividade física um componente principal do tratamento do TOC, seu psiquiatra pode recomendar um nutricionista que possa ajudá-lo a desenvolver um plano de tratamento. Você pode querer procurar uma equipe de tratamento em um hospital com um departamento psiquiátrico e de nutrição.