casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Tipos de tendinite do punho

Tendinite por definição é inflamação, e qualquer atividade que requeira um movimento repetitivo, especialmente em esportes que podem exigir grandes quantidades de força geradas por esses movimentos, coloca o paciente em risco de inflamação. Ao não tratar a inflamação, o paciente corre o risco de instabilidade e, possivelmente, até mesmo de se romper. Para todas as tendinopatias, a base do tratamento foi o diagnóstico precoce com modificação da atividade, medicamentos antiinflamatórios (como os AINEs) e aparelho ortopédico.

Tendinopatia extensor ulnar do carpo

O extensor ulnar do carpo está localizado no 6º dorsal. compartimento no lado ulnar (medial) do pulso e aqueles que se envolvem em esportes de raquete e golfe parecem estar em maior risco. Apresenta-se agudamente, com dor no punho unilateral no lado ulnar (dentro) do punho e é diagnosticada com sensibilidade sobre o tendão envolvido. O médico também pode envolver o punho em desvio ulnar durante a extensão do punho ativo, e se isso resultar em dor, então tendinopatia ECU é o provável culpado.

Tenossinovite De Quervain

Isso envolve principalmente o abdutor longo do polegar (APL e extensores do polegar curto (EPB), localizados no primeiro compartimento dorsal do punho. Ela está mais associada em mulheres, especialmente no pós-parto, pois acredita-se que a posição em que elas mantêm o bebê repetidamente contribui para a inflamação por uso excessivo; mas outras atividades como esportes de raquete e remo também são fatores de risco. O paciente notará que a área sobre o estilóide radial pode estar sensível ou inchada. O médico geralmente emprega o teste de Finkelstein; o paciente fechará a mão em punho e o médico desviará o pulso ulnarmente. A dor resultante com fatores de risco apropriados apontará para a tenossinovite de De Quervains.

Síndrome de interseção

Isso tem sido associado a atividades esportivas que envolvem extensão com desvio radial da articulação do punho repetitivamente; estes incluem levantamento de peso, esportes de raquete e esqui entre outros. Um apelido para isso é "tendinite cruzada", como ocorre na localização anatômica do antebraço distal, onde os tendões do primeiro compartimento dorsal se cruzam com os tendões do segundo compartimento dorsal. O paciente sentirá dor no lado radial, no aspecto dorsal do punho, cerca de 4 cm proximal à articulação do punho; ocasionalmente crepitação ou sensação de rangido também pode ser sentida se for grave.

Flexor Carpi Radialis (FCR) Tendinite

Qualquer atleta com movimento repetitivo do punho, especialmente flexão do punho com desvio radial, está em aumento risco desta condição. A localização do tendão em si coloca este tendão em risco, uma vez que cursos adjacentes a numerosos ossos do pulso antes de seu ponto de fixação e pode ficar inflamado por esfregando repetidamente no osso. A dor geralmente está localizada no lado volar, radial do punho, e o paciente notará sensibilidade sobre o tendão e, quando a flexão com desvio radial é repetida, a dor geralmente será exacerbada. Isso tudo aponta para provável tendinite por FCR - Tendinite dos flexores ulnar do fêmur (FCU)

Isso apresentará clinicamente dor no aspecto ulnar do punho e é exacerbado pela flexão com desvio ulnar. Os fatores de risco mais uma vez incluem atletas com movimentos repetitivos do punho, especialmente aqueles que exacerbam o desconforto.

Considerações

Enquanto o acima é uma boa discussão de diferentes tipos de tendinite do punho, nada substitui uma consulta com um profissional de saúde que é treinado para montar o quadro clínico em um diagnóstico coeso e pode utilizar outras medidas quando a imagem não é típica. De fato, vale ressaltar que as lesões do lado ulnar podem ter um diagnóstico complicado, devido à anatomia e à apresentação clínica às vezes vagas, e muitas vezes a ressonância magnética é solicitada para eles. Também é aconselhável procurar um diagnóstico rápido, já que as complicações da tendinite podem exigir tratamento cirúrgico, o que é sempre melhor ser evitado, se não for necessário.