casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sintomas de Pneumonia em lactentes

A pneumonia, uma infecção pulmonar, é causada por vários microorganismos, incluindo bactérias, vírus, parasitas e fungos, afirma KidsHealth, um recurso médico fornecido pela Fundação Nemours. Dependendo da causa, os bebês com pneumonia podem precisar de tratamento médico para ajudar na respiração ou na reposição de líquidos. Como qualquer infecção, o tratamento da pneumonia baseia-se na causa. Os sintomas de pneumonia em um lactente tendem a ser semelhantes, independentemente da causa da infecção. Sintomas Respiratórios

Pneumonia afeta principalmente os pulmões. Uma criança pode ter apenas sintomas de pneumonia que envolvam respiração, como respiração acelerada, respiração ofegante ou respiração ruidosa. É evidente que a respiração de uma criança é trabalhada quando a pele é apertada através das costelas a cada inspiração. As narinas podem se retrair e se inflamar a cada respiração também. Chiado ou assobiar sons ao inalar ou exalar também podem ser sintomas de pneumonia. O Sistema de Saúde da Universidade de Michigan explica que o chocalhar do peito é possível em bebês, mas nem sempre é um sinal definitivo de pneumonia. O ruído é causado pelo acúmulo de líquido nos pulmões, especificamente nos sacos aéreos (alvéolos). Este fluido é a principal causa de todos os sinais respiratórios da infecção.

Sintomas abdominais Quando uma infecção respiratória afeta as partes inferiores dos pulmões, os sintomas abdominais da doença podem ser o resultado, afirma KidsHealth. Uma criança pode vomitar ou chorar de dor abdominal. Outros sinais de que uma criança está sofrendo de dor de estômago incluem puxar os joelhos para cima, chorando inconsolavelmente ou recusando-se a comer.

A Academia Americana de Médicos de Família diz que alguns dos mais fortes preditores de pneumonia em crianças incluem febre e cianose, uma coloração azul na pele. Uma criança sem febre e sintomas respiratórios não é susceptível de ter pneumonia, diz o AAFP. A temperatura de uma criança pode chegar a 104 graus Fahrenheit. Dependendo do pediatra e da idade do bebê, qualquer temperatura acima de 100 graus pode exigir atenção médica imediata. Em casos extremos, uma criança pode ter lábios ou unhas azuis ou cinzas. Essa descoloração é o resultado de células sangüíneas terem suprimento de oxigênio inadequado, facilitando a visão através da pele.