casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Testes e Diagnóstico para asma

A asma é diagnosticada por um profissional de saúde com base no seu histórico médico e exame físico. Muitas vezes, seu médico fará o diagnóstico com base em sua história de sintomas pulmonares e evidências de limitação do fluxo aéreo expiratório, que é quando o fluxo de ar é menor que o normal ao expirar. Às vezes, seu médico solicitará os resultados do exame para ajudar no diagnóstico da limitação do fluxo aéreo expiratório. A asma é mais comumente diagnosticada e tratada por médicos de cuidados primários, mas, dependendo da gravidade da sua asma, o médico pode encaminhá-lo para consultar um especialista em asma. O seu médico irá determinar a gravidade da sua asma, se é intermitente, leve, moderada ou grave, a fim de escolher tratamentos adequados.

O que vai meu médico pedir sobre minha história médica? > O seu médico pode perguntar sobre a sua história e se alguém da sua família tem asma, alergias ou eczema. O seu prestador de cuidados de saúde irá pedir-lhe detalhes sobre os seus sintomas de asma e quando e com que frequência eles ocorrem. Ele ou ela provavelmente perguntará sobre outras condições de saúde que possam coexistir e afetar sua asma, por exemplo, se você tem sinusite, alergias sazonais, doença de refluxo, estresse psicológico, apneia do sono, depressão, ansiedade ou obesidade. Eu só tenho uma tosse?

Às vezes, a tosse é o único sintoma da asma. Isso pode ser devido à asma variante da tosse, que produz hiperresponsividade da tosse e das vias aéreas. Às vezes, tosse crônica pode ser causada por outras condições além da asma, como tosse por gotejamento pós-nasal, sinusite crônica, refluxo, disfunção das cordas vocais ou bronquite alérgica.

E se eu for um fumante atual ou anterior? > O seu médico pode perguntar se você é um fumante atual ou ex-fumante. Asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem coexistir e se sobrepor (síndrome de sobreposição da DPOC da asma). Indivíduos com síndrome de sobreposição da DPOC-asma têm desfechos piores do que os da asma ou apenas da DPOC, portanto, o médico pode tentar diferenciar os dois.

O que meu médico procurará em um exame físico?

Seu médico irá escutar sua respiração com um estetoscópio. Ele ou ela vai ouvir chiado ou outros sons pulmonares anormais e verificar se há corrimento nasal, inchaço das vias nasais, conjuntivite alérgica e eczema.

Existem testes para a asma?

Muitos profissionais de saúde podem diagnosticar asma com base em apenas a história médica e exame físico. Seu médico pode considerar pedir um teste de função pulmonar, como a espirometria, que verifica como seus pulmões estão funcionando. O teste mede a quantidade de ar que você pode inspirar e expirar e com que rapidez você pode soprar o ar para fora. Os testes de função pulmonar podem ajudar a diagnosticar a asma e determinar a gravidade. Testes de função pulmonar de acompanhamento após o tratamento podem ajudar os médicos a determinar se os regimes de tratamento estão funcionando. Outros testes que o seu médico pode pedir incluem testes de alergia para ver se algum alérgeno afeta você e pode desencadear sua asma, testes para procurar condições coexistentes como refluxo, disfunção das cordas vocais ou apnéia do sono. Às vezes, os profissionais de saúde solicitam radiografias de tórax.

Como você diagnostica asma em crianças?

O diagnóstico de asma em crianças pequenas pode ser difícil por vários motivos. Primeiro, muitas crianças com asma desenvolvem sintomas antes dos 5 anos de idade, mas pode ser difícil diferenciar asma de doenças virais que desencadeiam sibilos, como bronquiolite, resfriados ou outras infecções pulmonares. Uma criança pequena pode ter maior probabilidade de chiado porque suas vias aéreas são menores. Também é mais difícil diagnosticar a asma em crianças pequenas porque elas são muito jovens para cooperar com testes de função pulmonar.