casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Rinite Alérgica e Tontura

Embora a tontura não seja um dos primeiros sinais ou sintomas de rinite alérgica, pode afetar facilmente alguém que sofre de febre do feno. A febre do feno é uma condição de alergia crônica que é causada por alérgenos transportados pelo ar, como o pólen de árvores, plantas daninhas ou grama, de acordo com o MedlinePlus. A rinite alérgica afeta principalmente os seios da face e os olhos e pode, em contrapartida, afetar a garganta, a cabeça e o ouvido interno. Converse com um médico se a tontura persistir.

Identificação

A rinite alérgica, ou febre do feno, afeta uma em cada cinco pessoas nos Estados Unidos com sintomas semelhantes aos do resfriado, como congestão nasal, tosse, olhos lacrimejantes, nariz e dor de garganta, de acordo com a Clínica Mayo. Quando alguém com rinite alérgica inala ou entra em contato direto com um alérgeno, o sistema imunológico reage exageradamente, causando inflamação nasais e irritação nos olhos.

Causas

A Health.com afirma que o principal motivo da tontura como resultado de rinite alérgica é o bloqueio das trompas de Eustáquio. Os tubos de Eustáquio permitem que o fluido seja drenado das orelhas para a garganta. Durante um episódio de febre do feno, os tubos podem facilmente ficar bloqueados, causando a acumulação de fluido no ouvido. Este é o resultado de seios inflamados que colocam uma pressão excessiva nas orelhas e áreas circundantes.

Efeito

O resultado da trompa de Eustáquio sendo bloqueada pode afetar o equilíbrio de uma pessoa, a parte da orelha que promove o equilíbrio, de acordo com Health.com. Quando o equilíbrio de uma pessoa é afetado, ele se sentirá desequilibrado ou tonto. A tontura pode levar ao vômito e à incapacidade de funcionar normalmente. Se a tontura afetar a capacidade da pessoa de realizar tarefas normais, ele deve procurar assistência médica.

Tratamento

O tratamento da tontura causada pela rinite alérgica começa com o tratamento da reação alérgica. A febre do feno é tratada evitando alérgenos, como poeira, mofo e pólen, de acordo com MayoClinic.com. Medicamentos de venda livre, como anti-histamínicos, analgésicos e descongestionantes, podem ajudar a aliviar os sintomas da rinite alérgica, de acordo com o MedlinePlus. Um anti-histamínico bloqueia a capacidade do organismo de produzir histamina, a substância química que causa reações alérgicas; Ele também reduz a quantidade de líquido nos ouvidos, proporcionando alívio para a tontura. Converse com um médico antes de tomar qualquer medicação.

Aviso:

A tontura pode ser um sinal de uma condição mais séria. Peça a um médico que avalie os sinais e sintomas para fazer um diagnóstico profissional. Se o ouvido estiver doendo ou secando, procure atendimento médico. Estes podem ser sinais de uma infecção no ouvido ou um tímpano rompido.