casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Doenças Causadas por Lipídios

Os lipídios, ou gorduras, são uma importante fonte de energia no corpo humano. Lipídios no corpo são constantemente decompostos, metabolizados e usados ​​para produção de energia e reabastecidos de alimentos. A Biblioteca Médica On-line dos Manuais da Merck enfatiza que tipos específicos e quantidades de enzimas são necessários para que o corpo consiga equilibrar o armazenamento e a quebra das gorduras. Desequilíbrios ou produção anormal dessas enzimas podem levar a um acúmulo de gorduras que podem danificar vários órgãos do corpo. Outras doenças relacionadas a lipídios incluem a incapacidade de converter gorduras armazenadas em energia. As doenças lipídicas são hereditárias e podem causar danos permanentes e até a morte.

Doença de Gaucher

A doença de Gaucher é o tipo mais comum de doença de armazenamento de lipídios. É causada por uma deficiência de uma enzima chamada glucocerebrosidase. Nesta doença hereditária, a gordura se acumula no cérebro, pulmões, fígado, baço, rins e medula óssea. Isso faz com que os órgãos aumentem, inchem e disfuncionem, assim como distúrbios ósseos e lesões dolorosas. O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames menciona que existem vários tipos de doença de Gaucher e homens e mulheres são afetados igualmente. A doença é mais comum em judeus asquenazes (da Europa Oriental). As crianças com uma forma infantil desta doença têm um baço aumentado, desordens nervosas severas e normalmente morrem dentro de um ano. A forma crônica da doença de Gaucher é a mais comum e é mais comumente diagnosticada na infância.

Tay-Sachs

A doença de Tay-Sachs é uma doença lipídica que é hereditária. Causa um acúmulo de gorduras nos tecidos que geralmente é fatal no início da vida. A doença é mais comum entre os membros da família de origem da Europa Oriental. Os efeitos dessa doença lipídica aparecem precocemente, causando incapacidade intelectual e tônus ​​muscular frouxo em crianças que pioram progressivamente. Outros sinais e sintomas incluem espasmos musculares, paralisia, demência e cegueira. Atualmente, não há cura ou tratamento e, na maioria dos casos, as crianças com Tay-Sachs não vivem depois dos cinco anos de idade. A prevenção de Tay-Sachs inclui aconselhamento genético, durante o qual os pais podem descobrir se estão portando o gene para essa doença antes da concepção e por meio da amniocentese durante a gravidez.

Distúrbios de oxidação de lipídios ou ácidos graxos causada por uma deficiência ou falta das enzimas necessárias para quebrar as gorduras para produzir energia. Isso diminui a energia no corpo e leva a atrasos no desenvolvimento físico e mental, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames.