casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Menopausa e dores no corpo

A menopausa, um evento fisiológico que geralmente ocorre na meia-idade e sinaliza o fim da função ovariana, é freqüentemente acompanhada por uma série de sintomas físicos. Marcada pela cessação da menstruação, a menopausa geralmente causa "ondas de calor", afinamento dos ossos e cabelos, aumento do risco de doença cardiovascular e várias dores e dores, especialmente dores nas costas.

Como descrito em ThirdAge. com, os sinais da menopausa iminente são distribuídos entre todos os sistemas e incluem períodos menstruais irregulares, mudanças de humor acentuadas, ganho de peso, depressão, dores de cabeça, prurido, perda de libido, incontinência, perda de cabelo, zumbido nos ouvidos e insônia. Especialmente proeminente e incômodo é dor e dor nas articulações, músculos e tendões. Enquanto a dor nas costas é considerada uma característica marcante da menopausa, dor pode ocorrer em praticamente qualquer parte do corpo.

De acordo com 34-Menopause-Symptoms.com, os especialistas acreditam que mais da metade das mulheres na pós-menopausa experimentam algum grau de dor nas articulações. Essa dor é uma consequência das alterações do sistema imunológico que ocorrem como resultado de níveis hormonais instáveis. Níveis decrescentes de estrogênio circulante podem causar dores de cabeça, bem como uma sensação de "choque elétrico" embaixo da pele e na cabeça, e muitas mulheres também experimentam uma sensação de "queimação na língua". a dor relacionada à menopausa está fortemente correlacionada com a osteoporose, ou perda de densidade óssea, já que ambas as condições são alimentadas pelo declínio dos níveis de estrogênio. A perda óssea ocorre mais rapidamente nos primeiros anos da pós-menopausa, mas continua a uma taxa mais lenta depois, muitas vezes levando a mudanças debilitantes e postura e mobilidade e aumentando consideravelmente o risco de vários tipos de fraturas ósseas. Dor nas articulações em conjunto com a osteoporose pode tornar as tarefas antes simples e indolores extremamente difíceis de realizar.

Considerações

Embora o estrogênio atue diretamente para reduzir a inflamação e, portanto, ajuda a evitar o tipo de dor nas articulações das mulheres no meio de ou para além da menopausa geralmente ocorrem, há uma variedade de causas de dor nas articulações que nada têm a ver com níveis hormonais ou flutuações. Estes incluem lesões nas articulações, quantidades insuficientes de exercício, inflamação, desgaste geral, distúrbios metabólicos, estresse, fatores hereditários, doenças ósseas e condições mais graves, como câncer.

Prevenção /Solução

Em WomenToWomen.com, há uma variedade de estratégias eficazes para reduzir ou eliminar a dor nas articulações relacionadas à menopausa. Entre estes estão comendo menos açúcares simples e carboidratos refinados, aumentando a ingestão de frutas e vegetais, suplementação com multivitaminas e ácidos graxos ômega-3 e exercício moderado regular. Em casos graves, os medicamentos prescritos e até mesmo a cirurgia oferecem tratamentos viáveis, embora em tais casos os riscos devam ser cuidadosamente ponderados em relação aos prováveis ​​benefícios.