casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Infecções Causadas por Bactérias em Maquiagem

A contaminação cosmética leva a vários tipos de infecções que variam em gravidade de leve a grave. O uso adequado de cosméticos reduz o risco de contrair uma infecção devido ao uso de maquiagem. A Universidade do Centro Médico do Kansas recomenda a remoção de rímel depois de três a quatro meses, fundação após um ano e sombra após dois anos para reduzir o risco dessas infecções. Se você contrair uma infecção, substitua seus cosméticos para reduzir a chance de recorrência.

Conjuntivite

MayoClinic.com define conjuntivite como uma infecção da membrana que reveste a pálpebra e uma porção do globo ocular. Mais comumente conhecido como olho-de-rosa, essa condição faz com que os pequenos vasos sangüíneos na membrana aumentem. Isso faz com que o elenco rosa ou vermelho distintivo que dá a esta condição o seu nome. Embora essa condição geralmente acometa crianças, os adultos que usam cosméticos podem desenvolver conjuntivite se as bactérias entrarem em contato com a membrana. Para reduzir o risco de desenvolver conjuntivite, evite compartilhar cosméticos com outras pessoas e descarte os cosméticos para os olhos se eles cheirem mal.

Keratite

A ceratite microbiana, também conhecida como infecção da córnea, ocorre quando as bactérias entram em contato com a córnea. A córnea cobre a pupila e íris do olho e tem uma forma abaulada. Esta condição geralmente ocorre quando as bactérias contaminam as lentes de contato. Se você colocar lentes de contato depois de usar maquiagem, as bactérias da maquiagem podem contaminar uma ou ambas as suas lentes. Isso permite que as bactérias ataquem a córnea, causando drenagem ocular, diminuição da visão, pálpebras inchadas e sensibilidade à luz. Visite um oftalmologista se tiver esses sintomas, pois a ceratite pode levar à cegueira se não for tratada adequadamente. A Universidade de Michigan Kellogg Eye Center define um chiqueiro como um pequeno caroço na pálpebra. Esse caroço aparece quando a inflamação crônica afeta as glândulas meibomianas, que produzem óleo. Geralmente, os chiqueiros se formam como resultado do óleo retido, mas a infecção também pode causar um chiqueiro. As glândulas podem capturar bactérias de produtos cosméticos, levando a inflamação e sensibilidade. Tratamentos para um chiqueiro incluem compressas quentes, gotas de antibióticos, gotas de esteróides, injeções de esteróides e drenagem cirúrgica.

Blefarite

Blefarite, ou uma infecção da pálpebra, pode ocorrer como resultado de uma infecção bacteriana. Se a bactéria staphylococcus contaminar um produto cosmético, o uso do produto transfere a bactéria para o olho e aumenta o risco de blefarite. Blefarite provoca sensibilidade à luz, visão turva, corrimento ocular, dor e vermelhidão do olho. Se a bactéria entrar nas glândulas meiobianas, também pode ocorrer conjuntivite recorrente.