casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que é um resfriado e o que é gripe

Resfriados (também conhecidos como resfriados comuns) são doenças causadas por vírus que afetam o trato respiratório superior (garganta, nariz, seios da face e orelhas). Também poderia ser chamado de URI ou infecção do trato respiratório superior. A gripe (influenza) é uma versão mais severa que às vezes pode afetar o trato respiratório inferior (pulmões) também. Ambos tendem a ocorrer mais no outono, inverno e início da primavera no norte. Estresse, má nutrição e falta de sono aumentam o risco de contrair essas infecções. A lavagem das mãos é a melhor maneira de reduzir a propagação dessas infecções.

Frios

Existem mais de 200 diferentes vírus do resfriado. O rinovírus é o mais comum. Os sintomas de um resfriado são coriza, dor de garganta, espirros, congestão, tosse e calafrios. Em bebês, o único sintoma pode ser febre. Em crianças, até 20% dos resfriados também afetam os ouvidos e podem causar sintomas de infecções de ouvido.

Embora adultos geralmente recebam de 2 a 3 resfriados por ano (às vezes mais se houver doenças subjacentes como alergias nasais) ), as crianças normalmente recebem oito a 12 resfriados por ano. Os resfriados podem ser tão breves quanto alguns dias ou até algumas semanas. Os resfriados são um grande fardo para a sociedade em termos de dias perdidos no trabalho e na escola. Nos EUA, entre 75 milhões e 100 milhões de pessoas veem seus médicos com esses sintomas, e cerca de 150 milhões de dias de trabalho são perdidos.

Não há cura para o resfriado comum. Ao contrário da gripe, não há vacinas contra resfriados. Os tratamentos são direcionados para os sintomas, que desaparecerão quando o corpo estiver pronto para combater a infecção.

Gripe

A gripe é uma doença mais grave causada pelos vírus Influenza A ou B. Os sintomas envolvem o trato respiratório superior, mas também podem afetar o trato respiratório inferior. Os sintomas típicos da gripe são início abrupto de febre, dores de cabeça, dor de garganta e tosse seca. As crianças também podem apresentar sintomas adicionais de infecções nos ouvidos, náuseas e vômitos.

Os sintomas duram de cinco a oito dias, mas podem durar mais e permanecer mais contagiosos em crianças e naqueles que estão imunocomprometidos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 5 a 10 por cento dos adultos e 20 a 30 por cento das crianças contraem a gripe em todo o mundo. A gripe é responsável por muitas hospitalizações e mortes a cada ano, especialmente em pacientes com doenças crônicas, crianças pequenas e pacientes idosos. A gripe pode ser tratada com medicação antiviral, mas eles só encurtam a duração da gripe. por um dia, em média.

Vacinação

A vacinação está disponível contra a gripe para qualquer pessoa com idade superior a 6 meses (a menos que haja uma alergia ou contra-indicação). Como o vírus da gripe sofre mutação tão fácil e frequente e as vacinas são feitas com base nas melhores previsões de quais tipos de vírus virão, a vacinação pode nem sempre ser eficaz. No entanto, a maioria das pessoas vacinadas que ainda contraem a gripe geralmente tem um caso mais leve da gripe do que se não tivessem sido vacinadas.