casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Possíveis efeitos colaterais da indometacina

A indometacina (Indocina, Indocid) é um membro de um grupo de medicamentos conhecidos como antiinflamatórios não-esteróides, ou AINEs. Embora esses medicamentos não sejam esteróides, eles compartilham uma característica semelhante em que eles suprimem a inflamação. A indometacina é usada principalmente para tratar condições artríticas, como artrite reumatóide, osteoartrite, gota e bursite. Embora muitas vezes eficaz, a indometacina pode causar efeitos colaterais leves a graves. Como todos os AINEs, a indometacina pode aumentar o risco de um ataque cardíaco ou derrame. Por essa razão, a indometacina não deve ser usada antes ou após a cirurgia cardíaca. Seu médico pode recomendar outra medicação, em vez de indometacina, se você tem doença cardíaca.

Sangramento

Os AINEs, incluindo a indometacina, também podem causar sangramento no trato digestivo. Em alguns casos, o sangramento pode ser grave e ameaçador à vida. Ulceração ou um buraco no estômago ou intestino podem se desenvolver. Os adultos mais velhos têm maior risco de sangramento grave associado ao uso de indometacina e outros AINEs.

Efeitos colaterais do sistema nervoso

O efeito colateral mais comumente relatado da indometacina é dor de cabeça. É relatado em cerca de 12 por cento dos pacientes, de acordo com as informações de prescrição do fabricante. A tontura é relatada por aproximadamente 3 a 9 por cento das pessoas que tomam a medicação. Outros possíveis efeitos colaterais do sistema nervoso incluem depressão, cansaço, sonolência, falta de energia e zumbido nos ouvidos.

A indometacina pode causar uma variedade de efeitos colaterais do sistema digestivo, incluindo dor de estômago, azia. , indigestão e náusea. Os efeitos secundários gastrointestinais menos frequentes incluem obstipação, diarreia e vómitos.

Efeitos secundários raros

Alguns efeitos secundários raros da indometacina podem tornar-se potencialmente fatais e merecem atenção imediata. A agranulocitose, ou supressão da produção de glóbulos brancos, pode levar a infecções graves. Ritmos cardíacos anormais também são possíveis e potencialmente graves. Algumas pessoas experimentam efeitos colaterais mentais, incluindo confusão e perda de contato com a realidade.

Populações Especiais

Os efeitos colaterais são mais comuns e mais problemáticos para adultos mais velhos, então a indometacina pode não ser uma boa escolha para pessoas mais velhas. com idade superior a 75 anos. A indometacina não é bem estudada em crianças menores de 14 anos e, portanto, geralmente não é utilizada nesta população. Em setembro de 2013, a indometacina foi classificada como uma droga da categoria C na gravidez. Isso significa que estudos em animais mostraram que a droga pode prejudicar um feto em desenvolvimento. Os médicos normalmente prescrevem apenas medicação de categoria C durante a gravidez, se os benefícios potenciais superam os riscos para a mãe e seu feto. Pessoas com asma sensível à aspirina podem ter um sério aumento dos sintomas se a indometacina for tomada. Certifique-se de informar o seu médico se você tem histórico de asma antes de tomar indometacina.